[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]As diversas siglas que fazem referências aos principais documentos fiscais podem causar confusão por parte dos contribuintes. Afinal, algumas são aplicadas a operações de comércio, outras voltadas para a fiscalização no transporte de cargas. Por fim, existe a nota fiscal direcionada à prestação de serviços.
Este guia foi desenvolvido com o intuito de apresentar e ensinar maiores detalhes sobre as particularidades que constituem a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, também conhecida como NFS-e. Durante o texto, as informações sobre as vantagens e as formas de emissão do documento vão ser abordadas com o intuito de tornar mais fácil a compreensão sobre as suas características.
Navegue e aprenda mais sobre a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica:
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]
- O conceito da NFS-e
- Quem precisa emitir a NFS-e?
- Como é feita a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica?
- Quais os benefícios em utilizar a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica?
- Dúvidas Frequentes
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” id=”conceito-nfse” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none” shape_type=””][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]
O conceito da NFS-e
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica foi desenvolvida como parte integrante do Projeto NFS-e e busca formalizar um padrão para os documentos fiscais responsáveis por registrar a prestação de serviços no território nacional.
Ela foi instituída em 2007 com o intuito de facilitar o cumprimento das obrigações dos contribuintes sem deixar de atender os interesses da administração tributária. A coordenação do projeto integrador ficou a cargo da Receita Federal em parceria com a Abrasf (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais) atendendo ao estabelecido no Protocolo de Cooperação ENAT n°02, de 7 de dezembro de 2007.
Ainda de acordo com o protocolo, a meta é a adequação de todas as notas de serviço para um Modelo Conceitual Nacional associado ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), com a inserção de campos livres para que cada município possa especificar as suas necessidades na nota.
As cláusulas segunda e terceira do Protocolo ENAT n°02 apresentam considerações sobre o armazenamento da NFS-e e são citadas na íntegra abaixo para melhor entendimento:
“CLÁUSULA SEGUNDA Os signatários se comprometem a promover reuniões e adotar demais providências com vistas à especificação e ao desenvolvimento da Sefin Virtual para a NFS-e e à sua implementação no Ambiente Nacional Sped, atendidos os interesses das respectivas administrações tributárias.
Parágrafo primeiro As NFS-e emitidas pelas estruturas locais das Secretarias Municipais e pela Sefin Virtual deverão ser transmitidas para armazenamento no Ambiente Nacional Sped.
Parágrafo segundo A implementação da NFS-e no Ambiente Nacional Sped e na Sefin Virtual caberá à Secretaria da Receita Federal do Brasil.
CLÁUSULA TERCEIRA Os signatários se comprometem a designar servidores que possuam perfil compatível com as atividades a serem desenvolvidas e garantir a sua participação nas reuniões e demais atividades necessárias à consecução dos objetivos estabelecidos neste Protocolo.”
A Abrasf, mencionada anteriormente, representa os municípios no projeto do desenvolvimento e implementação da NFS-e. Em outras palavras, a competência sobre os processos envolvendo a emissão, tramitação e manutenção caberá aos órgãos municipais, no caso, as prefeituras.
O motivo está relacionado ao principal tributo de obrigatoriedade na Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, o ISS (Imposto sobre Serviços).
O Imposto sobre Serviços
Conforme já destacado, o ISS é um tributo de competência dos Municípios e do Distrito Federal, que incide diretamente sobre a prestação de serviços e tem suas providências de acordo com a Lei Complementar n°116, de 31 de julho de 2003.
A LCP destaca a listagem anexa contendo os serviços sujeitos ao fato gerador do imposto e cita, em seu primeiro artigo, a tributação sobre os serviços provenientes do exterior ou que tenham sido iniciados externamente.
Os artigos sétimo e oitavo da Lei Complementar referida trazem a informação de que a base para o cálculo do ISS é o valor do serviço prestado, bem como a alíquota mínima de 2% que deve ser respeitada independentemente das condições de isenção ou incentivos tributários.
Com estas informações, torna-se importante saber quem detém a obrigatoriedade na emissão da NFS-e. Este assunto será abordado no próximo tópico.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” id=”obrigatoriedade-nfse” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none” shape_type=””][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]
Quem precisa emitir a NFS-e?
Os municípios possuem autonomia para definir quem está obrigado a emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, portanto é necessário atenção às regras específicas apresentadas por cada prefeitura. Em termos gerais, todas as pessoas jurídicas, com exceção daquelas sob o regime de MEI (Microempreendedor Individual), devem registrar a prestação por meio da NFS-e.
Por exemplo, pode-se visualizar o disposto sobre a obrigatoriedade, segundo a prefeitura de São Paulo, através da Instrução Normativa SF/SUREM n°10, de 12 de agosto de 2011.
“Art. 1º A emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e é obrigatória para todos os prestadores dos serviços, independentemente da receita bruta de serviços, sendo opcional nos seguintes casos:
I – os microempreendedores individuais – MEI, de que trata o § 1º do art. 18-A da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, optante pelo Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional – SIMEI;
II – os profissionais liberais e autônomos;
III – (Revogado pela Instrução Normativa SF/SUREM 7/2017)
IV – as instituições financeiras e demais entidades obrigadas à entrega da Declaração de Instituições Financeiras – DIF;
V – os serviços de transporte público de passageiros realizados pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô e pela Concessionária da Linha 4 do Metrô de São Paulo S.A.;
VI – os prestadores de serviços enquadrados exclusivamente em um ou mais dos seguintes códigos de serviço do anexo 1 da Instrução Normativa SF/SUREM nº 08, de 18 de julho de 2011: 01481, 02330, 08052, 08079, 08087, 08095, 08117, 08133, 08168, 08176, 08192, 08206, 08214, 08257, 08273, 08274, 08281, 08290.”
Com a informação de quais são as pessoas jurídicas que estão obrigadas a emissão da NFS-e, a etapa seguinte envolve conhecer o processo para que a nota seja gerada, a fim de entender as informações principais que devem estar presentes.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” id=”emissao-nfse” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none” shape_type=””][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]
Como é feita a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica?
Inicialmente, é necessário que o contribuinte esteja habilitado para emitir a NFS-e junto a prefeitura da região. Por não existir uma padronização de exigências nos municípios, é importante que os requisitos sejam consultados previamente para garantir a adequação da empresa.
Com a habilitação efetivada, será disponibilizado acesso ao site da prefeitura para a emissão da NFS-e ou a integração de sistemas através de web service para automatizar o procedimento.
Nesse contexto, a Addvisor Consulting possui uma solução tecnológica para a otimização na captura e envio das notas fiscais de serviço. Conheça mais!
O Modelo Conceitual Nacional, desenvolvido pela Abrasf, traz as principais definições para a emissão correta da NFS-e junto a Administração Tributária Municipal. Ele está disponível em formato pdf e na íntegra diretamente no site da associação.
Cabe o destaque relativo às principais informações presentes na NFS-e, segundo o modelo:
- Identificação dos serviços de acordo com a lista anexa da Lei Complementar n°116 de 31/07/2003. É possível a descrição de vários serviços, desde que possuam relação a um único item da listagem, de mesma alíquota e para o mesmo tomador.
- Identificação do prestador por CNPJ ou CPF, podendo ser apresentada junto a Inscrição Municipal.
- Identificação do tomador por CNPJ, exceto quando ele estiver situado no exterior.
- Data de ocorrência do fato gerador.
- Valor líquido e a base de cálculo da NFS-e.
- Valor e alíquota do ISS.
O projeto de implementação da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica prevê ainda medidas de contingência em caso de indisponibilidade do serviço informatizado para a emissão do documento. Para essas situações, é possível utilizar o RPS.
Recibo Provisório de Serviços (RPS)
O RPS é um documento preenchido manualmente ou por aplicação local e é utilizado quando não é possível o acesso ao sistema municipal para emissão da NFS-e. Também é uma opção para contribuintes sem infraestrutura adequada para a conectividade.
O contribuinte deve estar atento ao modelo estabelecido no município para o Recibo Provisório de Serviços. Da mesma forma que ocorre em relação a nota de serviços, não existe uma padronização, por conta das exigências específicas de cada prefeitura.
A numeração do RPS deverá ser sequencial e o contribuinte possuirá um prazo específico para realizar a conversão deste em uma NFS-e. Em algumas regiões, os municípios solicitam a conversão imediata para a nota.
O envio para a Administração Tributária Municipal será realizado por lotes, com numeração sob responsabilidade do contribuinte, e o retorno de informação é instantâneo. Os resultados podem ser tanto o processamento das NFS-e correspondentes, quanto uma listagem dos erros encontrados no lote. Normalmente, um único erro provoca a rejeição de todo o lote.
Mas quais as vantagens em contar com a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica? O tópico abaixo abordará os pontos positivos resultantes da implementação deste modelo digital.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” id=”beneficios-nfse” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none” shape_type=””][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]
Quais os benefícios em utilizar a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica?
De acordo com o Protocolo ENAT n°02, a NFS-e institui vantagens aos contribuintes e para as administrações tributárias responsáveis. Os principais destaques são citados a seguir na íntegra explicada pelo documento.
Vantagens da NFS-e para contribuintes
- “redução da concorrência desleal e aumento da competitividade entre as empresas brasileiras;
- racionalização e padronização das obrigações acessórias, melhoria na qualidade das informações e redução de custos, em especial a dispensa da emissão e guarda de documentos em papel;
- disponibilidade de serviço gratuito de emissão de NFS-e.”
Vantagens da NFS-e para a fiscalização
- “padronização, compartilhamento e melhoria na qualidade das informações;
- redução de custos operacionais e maior eficácia da arrecadação e da fiscalização;
- estrutura de armazenamento de dados centralizada no Ambiente Nacional Sped, com solução de recuperação – download, para utilização em ambiente local;
- solução centralizada de autorização de uso em Ambiente Virtual de Emissão de NFS-e, denominada doravante Sefin Virtual.”
Mesmo que não seja citado no documento, para o tomador dos serviços a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica também traz confiabilidade e garantia de direitos. Com a possibilidade de consulta a qualquer momento, torna-se mais eficaz realizar o controle dos dados acordados junto ao prestador.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]
Como demonstrado no artigo, a NFS-e trouxe melhorias ao processo tradicional de emissão das notas de serviços.
A falta de padronização municipal ainda é um fator de grande importância no contexto deste documento fiscal, mas sua implementação trouxe o dinamismo necessário para acompanhar a era digital e trazer melhor regularidade aos processos fiscais.
Neste contexto, a Addvisor dispõe do AddTax, uma solução SAP NF-e Inbound com grande atuação no Brasil e LATAM. Ao automatizar os processos de emissão e captura da NFS-e, NF-e, CT-e e demais notas fiscais, o AddTax permite maior precisão e velocidade na execução das suas operações.
Entre em contato e saiba mais sobre como melhorar o gerenciamento de documentos para a sua empresa.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” id=”duvidas-frequentes” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none” shape_type=””][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]
Dúvidas Frequentes sobre a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][toggles style=”default”][toggle color=”Default” title=”O que é a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica?”][vc_column_text]Também conhecida pela sigla NFS-e, trata-se de um documento fiscal que registra a prestação de serviços. Ou seja, oficializa para os órgãos fiscalizadores o serviço entre o prestador e o tomador. A NFS-e é exclusivamente digital e pode ser consultada on-line.[/vc_column_text][/toggle][toggle color=”Default” title=”Quem está obrigado a emitir a NFS-e?”][vc_column_text]Basicamente, todas as empresas que prestem serviços, independentemente do seu regime de lucro, estão obrigadas à emissão da NFS-e. A única exceção se dá aos enquadrados como MEI (Microempreendedor Individual).[/vc_column_text][/toggle][toggle color=”Default” title=”Quais as vantagens no uso da NFS-e?”][vc_column_text]A implementação da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica trouxe maior dinamismo, segurança e confiabilidade para as operações sobre a prestação de serviços. Todas as partes envolvidas possuem meios de consulta para as notas armazenadas em ambiente seguro pela Administração Tributária Municipal.[/vc_column_text][/toggle][/toggles][/vc_column][/vc_row]