Skip to main content

Para crescer e se tornar competitiva no seu mercado de atuação, a empresa deve reduzir ao máximo os problemas gerados por falhas manuais. Sim, os erros podem impactar negativamente nos resultados da companhia. Para isso, é necessário investir em sistemas que ajudem nas operações internas e externas.

A automatização de processos é a melhor solução para garantir vantagens como a economia de tempo, a diminuição de custos e a redução de erros manuais. A Addvisor, por exemplo, com o seu sistema AddTax, oferece soluções completas para agilizar e tornar eficiente todas as atividades diárias da empresa.

O investimento nessa tecnologia deve ser uma prioridade para qualquer empresa. Afinal, não faz sentido manter manuais processos que poderiam ser, facilmente, automatizados. Assim, não seria necessária uma equipe, muitas vezes, extensa e um gasto de tempo desnecessário.

Agora ficou clara a importância da automatização, não é? Então, confira mais detalhes sobre o assunto e quais são as vantagens para a empresa. Acompanhe!

Navegue e saiba mais sobre a automatização de processos e as suas vantagens

O que é automatização de processos?

A automatização de processos permite que todos os esforços manuais sejam otimizados a partir de um software eficiente e seguro. É o que acontece, por exemplo, na emissão da Nota Fiscal Eletrônica. Imagine uma empresa que venda mais de 50 produtos diariamente. Como realizar manualmente todo esse processo, sem atraso? Apenas direcionando alguns profissionais para essa atividade, mas isso gasta tempo, energia que poderia ser focada para outra área importante, e aumenta a chance de erros durante a execução.

Qual a melhor forma de resolver o problema? Através da contratação de um sistema capaz de realizar a atividade de forma automática. Então, basta configurar todas as informações que guiarão o funcionamento do software. Feito isso, ele realizará todo o processo que seria feito repetidas vezes por uma pessoa e a empresa ganhará vantagens que detalharemos em outro tópico.

Assim, independente de quantas vendas são realizadas diariamente, a emissão da NF-e será feita da mesma maneira que ficou pré-programada.

Quer saber como funciona a tecnologia que utiliza os bots de software para reproduzir tarefas manuais? Confira o conteúdo completo sobre RPA no ambiente SAP.

Qual a diferença entre automatização e automação de processos?

Antes de continuarmos sobre o principal assunto deste conteúdo, é preciso entender a diferença entre a automatização e a automação de processos. São conceitos que podem ser confundidos ou, até mesmo, tratados como iguais. Entretanto, não é bem assim.

A automatização de processos auxilia nas atividades manuais realizadas repetidas vezes, como a emissão de documentos fiscais eletrônicos, por exemplo. O sistema é programado por uma pessoa para cumprir aquela tarefa constantemente e não fará nada além disso.

Já a automação de processos está ligada a atividades inteligentes. Ou seja, o software não apenas realiza o trabalho sozinho, como melhora o seu próprio desempenho sem qualquer interferência humana. O segmento de indústrias é o que mais utiliza esse modelo de sistema para diferentes maquinários.

Agora que já esclarecemos a diferença entre os dois termos e não há mais dúvidas sobre o que eles oferecem, é preciso deixar claro que ambos fazem a diferença dentro de qualquer empresa. Confira as vantagens da automatização!

Quais são as vantagens da automatização de processos?

A empresa pode contar com diversas vantagens a partir do momento que implementa a automatização nas atividades de rotina. Confira algumas delas!

Diminuição de custos

Esse com certeza é um dos principais desejos de todo empresário: conseguir reduzir custos em diferentes áreas sem diminuir a qualidade do seu produto ou serviço. Com a automatização de processos esse é um dos principais benefícios percebidos pelas companhias.

Isso é possível a partir do momento que a empresa consegue diminuir os gastos com papel, por exemplo, já que pode armazenar digitalmente os documentos fiscais eletrônicos ao invés de imprimi-los e arquivá-los.

A redução de erros também influencia positivamente em relação aos custos. Afinal, se um produto é enviado incorretamente para um cliente, a empresa terá um prejuízo em reenviar a mercadoria correta.

Mais uma forma de diminuição de custos é direcionar a equipe para operações que realmente necessitam de trabalho manual, como a separação de produtos e preparação da embalagem de envio, por exemplo. Em muitos casos, a empresa também pode reduzir o quadro de profissionais ou novas contratações.

Integração de áreas

É muito comum que as informações se percam entre os setores. Muitas vezes, a área X precisa de dados do departamento Y, mas eles não chegam no tempo esperado ou passam por falhas na comunicação.

Quando a empresa opta pela automatização de processos, ela consegue integrar as áreas e facilitar o acesso às informações. Assim, reduz tempo entre as atividades, facilitando que os profissionais autorizados não dependam mais de outros para finalizar alguma tarefa.

Padronização de processos

As atividades manuais podem ser realizadas de forma diferente por cada profissional, o que pode gerar uma desorganização no processo. Por exemplo: a empresa precisa emitir frequentemente a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, mas, na hora de armazenar, cada pessoa que passa por aquele setor faz de um jeito distinto. Isso influencia, inclusive, no subtópico anterior em que as falhas de comunicação acontecem.

A automatização permite que os processos sejam padronizados, o que facilitará no acesso às informações por parte de outros setores ou, até mesmo, em caso de mudanças de profissionais atuantes na área.

A automatização de processos só traz vantagens e, inclusive, afeta positivamente o caixa da empresa

Agora ficou fácil entender como a automatização de processos é capaz de mudar toda a gestão de uma empresa. Ela traz benefícios que impactam positivamente o financeiro, a comunicação, a padronização de métodos, a produtividade, a agilidade, a integração de sistemas, a segurança, entre outros.

Para que todas essas vantagens sejam aproveitadas da melhor forma, você pode contar com as soluções da Addvisor. O sistema AddTax é desenvolvido conforme as melhores práticas de mercado e arquitetura SAP, ele automatiza os processos para facilitar a rotina da sua empresa.

Quer saber mais sobre a automatização de processos?

Dúvidas frequentes sobre automatização de processos

O que é automatização de processos?

A automatização de processos permite que todos os esforços manuais sejam otimizados a partir de um software eficiente e seguro. Basta configurar todas as informações que guiarão o seu funcionamento. Feito isso, ele realizará todo o processo, que seria feito repetidas vezes por uma pessoa.

Quais são as vantagens da automatização de processos?

A empresa pode contar com diversas vantagens a partir do momento que implementa a automatização nas atividades de rotina, tais como: diminuição de custos, integração de áreas, padronização de processos, otimização de tempo e redução de erros manuais.