Skip to main content

Otimizar a rotina e diminuir a quantidade de afazeres repetitivos e monótonos é uma vontade compartilhada por diferentes empresas. E é possível verificar isso ao observar o grande número de softwares, sistemas e soluções desenvolvidos com o objetivo de automatizar processos. 

Mas, mesmo com o grande auxílio fornecido por esses softwares de gestão, como o SAP, algumas tarefas recorrentes ainda continuam a existir e é devido a isso que surgiu a Robotic Process Automation (RPA)

Continue a leitura e conheça mais sobre o RPA, como ele funciona e quais as principais vantagens trazidas por ele ao ambiente SAP. 

Navegue e saiba mais sobre o Robotic Process Automation no ambiente SAP

O que é RPA?

Antes de entender mais a respeito do que é a RPA, é necessário contextualizar o que são bots, ou robôs, de software. Eles são programas de computador, de característica simples ou complexa, desenvolvidos para realizar tarefas específicas.

De acordo com o código utilizado, os robôs podem compreender as informações da tela, navegar pelos sistemas, interpretar e extrair dados. Alguns exemplos práticos dos bots são os webchats, das páginas da internet, e as assistentes virtuais, que simulam interações humanas.

A Robotic Process Automation (RPA), que em português significa Automação Robótica de Processos, é uma tecnologia que utiliza os bots de software para reproduzir tarefas feitas por humanos. Em suma, é um modo de automatização de atividades

Por meio da RPA, é possível programar os robôs para executar as funções manuais e os processos de uma empresa. E na grande maioria dos casos, a tecnologia é utilizada para reduzir a quantidade de tarefas consideradas repetitivas.

Como funciona a Robotic Process Automation?

Para que a Robotic Process Automation funcione, é necessário programá-los com base em códigos e algoritmos.

A partir disso, é possível habilitar os robôs e assinalar os procedimentos e as interações básicas para o cumprimento das tarefas realizadas na empresa e, assim, criar um fluxo de trabalho. 

Vale ressaltar que a tecnologia permite ao usuário reunir, elaborar e controlar os bots.

A Robotic Process Automation pode ainda ser utilizada com vários aplicativos e executada em servidores, desktops e computadores.

Entre as atividades executadas pela RPA estão:

  • Tarefas manuais e repetitivas: como aquelas que envolvem interação com dados, análise de informações e preenchimento em planilhas;
  • Atividades com alto volume: aquelas que são efetuadas de tempos em tempos como a migração de dados, por exemplo;
  • Tarefas de sistemas múltiplos: aquelas que demandam o acesso a diferentes sistemas e aplicativos para serem feitas.

Ademais, a tecnologia pode ser de dois modelos distintos, classificados de acordo com o nível de interação humana necessária. São eles:

  • RPA assistido: os robôs programados nesse modelo operam em conjunto com os humanos, ou seja, a RPA é instalada na máquina do funcionário para auxiliá-lo. Ao ser acionada, segue os direcionamentos para realizar as tarefas;
  • RPA não assistido: os bots do modelo não assistido operam sem a necessidade de intervenção humana. São predefinidos e desempenham suas tarefas do começo ao fim, de forma independente.

Por que utilizar a RPA no ambiente SAP?

Como um software de gestão, o SAP otimiza processos e deixa a rotina da empresa mais dinâmica. No entanto, mesmo com o sistema, algumas tarefas ainda precisam ser feitas de forma manual e muitas vezes repetitiva.

O objetivo de utilizar a Automação Robótica de Processos em ambiente SAP é atenuar a quantidade dessas tarefas e, consequentemente, aumentar a eficiência e a agilidade nas operações.

A RPA traz vantagens para empresas dos mais diferentes segmentos, principalmente devido ao fato de que é possível adaptar a tecnologia de acordo com o contexto, as características e as necessidades da organização na qual será utilizada.

Confira os principais benefícios trazidas pela utilização da RPA em ambiente SAP nos subtópicos a seguir:

Baixa complexidade

Por não exigir códigos de complexidade muito alta, o sistema pode ser implementado de maneira rápida. E, além disso, ele faz uso da tecnologia já presente na empresa para funcionar, resultando em uma menor chance de causar encerramentos bruscos nos outros aplicativos utilizados.

Flexibilidade

Os bots utilizados pela RPA são customizáveis e podem ser programados para diferentes funções de uma companhia. Além disso, também pode ser empregada em setores distintos como, por exemplo, recursos humanos, TI, financeiro, atendimento ao cliente e operações

Otimização de tempo e produtividade

A utilização do sistema permite que os colaboradores que estavam focados em atividades manuais adquiram mais tempo para se dedicar a tarefas e demandas mais estratégicas na empresa. 

Em consequência, há um aumento da produtividade, devido à grande quantidade de tarefas finalizadas pelos bots e aos funcionários dedicados aos afazeres centrais da empresa.

Menor chance de erro

Os robôs da RPA desempenham suas funções de forma precisa e determinada, reduzindo assim a chance de erros humanos em quesitos como a digitação e os dados. Ademais, é possível operar a tecnologia com sistemas de segurança como forma de evitar vazamento de dados e invasões.

Há também a administração de riscos de compliance, visto que, o histórico dos procedimentos é registrado em backlogs que podem ser acessados conforme a necessidade. 

Redução de custos

O uso da Automação Robótica de Processos no ambiente SAP permite a redução de despesas e custos, visto que, mais atividades são feitas em menos tempo e com chance de erro reduzida. 

A Automação Robótica de Processos é mais uma forma de otimizar as tarefas em empresas que buscam por tecnologia e inovação

Agora, você está ciente que a RPA em ambiente SAP pode renovar e potencializar o dia a dia da sua organização, trazendo maior agilidade aos processos, reduzindo a alta carga de atividades repetitivas e possibilitando um maior investimento de tempo em tarefas centrais. Consequentemente, melhorando a satisfação de seus colaboradores. 

É possível afirmar,então, que a utilização dessa tecnologia torna possível aprimorar o tempo, o dinheiro e a atividade dos funcionários. 

A Addvisor é parceira SAP, o que garante a experiência no atendimento de demandas de alta complexidade e maior qualidade nos serviços.

Quer saber mais sobre as soluções para ambiente SAP?

Dúvidas Frequentes sobre RPA no ambiente SAP

O que é RPA?

Robotic Process Automation (RPA) é uma tecnologia de automação de processos que utiliza bots de software para realizar tarefas feitas por humanos para reduzir processos repetitivos.

Quais as vantagens de utilizar a RPA?

Entre as principais vantagens de utilizar a RPA estão a baixa complexidade da tecnologia, a menor chance de erro, a redução de custos e a otimização de tempo e de produtividade.