[image_with_animation image_url=”13941″ image_size=”full” animation_type=”entrance” animation=”None” animation_movement_type=”transform_y” hover_animation=”none” alignment=”” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default”]
As diferenças entre nota fiscal de entrada e saída
As notas fiscais de entrada e saída são documentos essenciais para a gestão contábil e fiscal das empresas, porém, possuem finalidades e características distintas. Confira a seguir as principais diferenças entre elas.
Natureza das operações
Como seu próprio nome sugere, a nota fiscal de entrada registra a entrada de mercadorias ou a contratação de serviços pela empresa, provenientes de fornecedores externos.
Já a nota fiscal de saída, realiza a saída de mercadorias ou a prestação de serviços realizada pela empresa, destinada a clientes ou consumidores.
Responsabilidade de emissão
A nota fiscal de entrada é emitida pelo fornecedor ou prestador de serviços, sendo responsabilidade dele registrar a operação e fornecer o documento à empresa compradora.
Enquanto isso, a nota fiscal de saída é emitida pela própria empresa que realiza a venda de produtos ou prestação de serviços.
Utilização e controle
A nota fiscal de entrada serve como base para controle de estoque, apuração de impostos e deduções fiscais, registrando as operações de compra e aquisição de mercadorias ou serviços pela empresa.