A importância da automação de documentos fiscais no pós-pandemia

Do ponto de vista tributário e considerando o cenário que vem se desenhando no país, é necessário manter diversos fatores em perspectiva — e isso inclui, naturalmente, a importância da gestão fiscal e da automação de documentos fiscais como elementos estratégicos. O fato é que já vivíamos uma época em que a transformação digital avançava a passos largos; com a eclosão da pandemia de covid-19, porém, o processo de disrupção tecnológica foi acelerado de maneira inimaginável — e seus efeitos serão permanentes.

Isso significa que a utilização da tecnologia para automatizar processos fiscais de ponta a ponta, otimizando rotinas sem intervenção humana e, portanto, eliminando inconsistências, falhas e retrabalhos — além de proporcionar considerável redução de custos — será (já é, na verdade) condição sine qua non para que as empresas possam manter sua competitividade em meio a mercados cada vez mais disputados. E essa, aliás, é uma tendência irreversível. Resistir é inútil.

Um cenário cada vez mais complexo

O Brasil tem um dos sistemas tributários mais complexos do mundo. Segundo o Banco Mundial, empresas brasileiras gastam, em média, 1501 horas por ano com obrigações fiscais. Por isso, contar com tecnologia para centralizar informações e agilizar processos não é mais opcional — é uma necessidade.

Além disso, uma boa gestão fiscal vai muito além do pagamento de tributos. Ela exige agilidade, precisão, segurança e compliance. Isso só se torna viável com sistemas integrados que automatizem processos e assegurem informações de qualidade. Leia o texto em que abordamos esse aspecto: https://addvisor.com.br/desafios-e-dificuldades-da-gestao-fiscal-em-erps-top-class/.

Gestão automatizada de documentos fiscais

Nesse contexto, a automação da entrada de documentos fiscais é fundamental. Essa prática garante conformidade com a legislação, evita sanções e elimina riscos com fornecedores, clientes e órgãos públicos.

Soluções de automação realizam emissão, escrituração, contabilização e arquivamento de notas fiscais eletrônicas. Elas também evitam perdas, extravios e erros manuais. Assim, garantem mais segurança, acessibilidade e foco nas tarefas estratégicas da equipe tributária.

Conclusão

Diante do cenário atual e, principalmente, considerando a velocidade das transformações desencadeadas pela disrupção tecnológica, além do viés cada vez mais estratégico da gestão tributária (como já dissemos neste blog em https://addvisor.com.br/a-importancia-da-gestao-tributaria-estrategica/), soluções que automatizem a entrada de documentos fiscais representam uma poderosa — e indispensável — vantagem estratégica. E também permitem que as empresas estejam sempre em conformidade com suas obrigações legais, de acordo com as características, demandas e aspectos específicos de cada negócio.

AddTAX e AddDOC-e

Com o objetivo de proporcionar todos os benefícios da automação de documentos fiscais eletrônicos para organizações, a Addvisor desenvolveu uma poderosa solução 100% SAP: AddTAX. Totalmente parametrizável e estruturada como add-on, a ferramenta realiza o processo de captura das informações das notas fiscais diretamente dos órgãos do governo, registrando-as assim que são recebidas.

O AddTAX também automatiza as entradas (e, assim, realiza todas as validações necessárias imediatamente para identificar — e resolver — problemas no recebimento de mercadorias), além de NF-eCT-eNFS-eMD-e e MDF-e. Outro grande benefício da solução é a possibilidade de implementação do AddDOC-e, módulo para documentos não fiscais como faturas, boletos, recibos, RPAs e contas de concessionárias, entre outros.

Que tal um café para mostrarmos todas as maneiras pelas quais as soluções desenvolvidas pela Addvisor podem aprimorar os processos fiscais em seu negócio?

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