Blog

A importância da gestão tributária estratégica
Gestão Fiscal

A importância da gestão tributária estratégica

A complexidade tributária no Brasil é uma questão nevrálgica sob diversos aspectos. Segundo o relatório Doing Business 2020, somos um dos países em que as empresas gastam o maior número de horas no mundo com a gestão fiscal (1.501 horas anuais!). A cada dia surgem cerca de 30 novas regras e atualizações na legislação fiscal — e é essencial manter em perspectiva que erros ou inconsistências nesse sentido representam juros, multas e sanções que podem colocar a própria sobrevivência do negócio em risco.

Vantagem competitiva

Mas o fato é que há muito mais em meio às atividades da área fiscal em empresas e organizações do que simplesmente acompanhar as mudanças na legislação e procurar novas maneiras do que pagar menos impostos — mesmo que essa (por incrível que pareça) ainda seja a visão de muitas companhias. Em outras palavras, isso significa que, em um mundo cada vez mais dinâmico, deixar de considerar a importância de contar com uma gestão tributária estratégica significa abrir mão de uma poderosa vantagem competitiva.

A gestão tributária estratégica, entre inúmeras vantagens e benefícios, faz com que o departamento fiscal atue de maneira integrada às outras áreas da empresa e passe a agir proativamente, antecipando-se a diversas contingências. Vale ressaltar que esse modelo se alinha à estratégia do negócio já na fase de planejamento ao analisar todos os aspectos envolvidos na operação — em consonância com a maleabilidade das obrigações fiscais e de acordo com a legislação fiscal — para evitar sobressaltos futuros.

Suporte à tomada de decisões

É necessário, portanto, que a área fiscal mapeie todos os pontos de ligação com os demais departamentos da companhia, através de interação constante com os demais gestores, para realizar análises conjuntas sob a perspectiva tributária e, assim, proporcionar subsídios para uma tomada de decisões mais assertiva — entre outras vantagens inestimáveis —, mas sem perder de vista o viés preventivo e, principalmente, o compliance tributário (assim como o cumprimento, à risca, da legislação vigente). 

Para que isso seja possível, porém, o departamento fiscal deve compreender os fluxos de trabalho de todas as áreas da empresa para que seja possível identificar os aspectos que possuem maior impacto do ponto de vista tributário (por exemplo, ao identificar fatores como geração de créditos e diferenças entre alíquotas de acordo com cada estado brasileiro). Há, ainda, outro ponto importante, que é a definição (e acompanhamento) de indicadores de performance para mensurar a eficiência e os resultados proporcionados pelo modelo estratégico à gestão tributária na organização.

Tecnologia e automação de documentos fiscais

A tecnologia, evidentemente, possui um papel decisivo para o êxito de uma gestão tributária estratégica. Deve-se observar, no entanto, que há outro aspecto essencial que deve ser levado em conta, que é a automação de documentos fiscais — e isso significa que, ao reduzir erros manuais e retrabalhos através da eliminação de tarefas repetitivas e monótonas (além de otimizar o tempo e aumentar a produtividade das equipes do setor fiscal), é possível obter ganhos em eficiência e significativa redução de custos.

Automação = eficiência + produtividade + redução de custos

Por essa razão, diante das vantagens e benefícios que a automação de documentos fiscais proporciona à gestão tributária em empresas e organizações, a AddVisor Group desenvolveu o AddTAX, uma poderosa solução 100% SAP, totalmente parametrizável e estruturada como add-on, que realiza o processo de captura das informações das notas fiscais diretamente dos órgãos do governo, registrando-as automaticamente no momento em que são recebidas.

O AddTAX também automatiza entradas, ou seja, no momento em que os documentos entram no sistema, todas as validações necessárias são realizadas imediatamente, possibilitando a identificação (e resolução) de problemas no recebimento de mercadorias. A ferramenta também automatiza NF-eCT-eNFS-eMD-e e MDF-e — e possibilita, ainda, a implementação do AddDOC-e, módulo para documentos não fiscais como faturas, boletos, recibos, RPAs e contas de concessionárias, entre outros.

Agora que você conhece a importância de uma gestão tributária estratégica, que tal um café para que possamos mostrar todas as soluções que desenvolvemos para otimizar os processos fiscais em sua empresa?