Como emitir o CT-e?
A emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico era gratuito através da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). Entretanto, desde 2017, as empresas precisam contratar uma plataforma digital especializada para realizar o procedimento.
Agora, conheça o passo a passo para gerar o documento:
Cadastro junto à Sefaz
O primeiro passo é solicitar o cadastro do CNPJ, caso ainda não tenha, junto à Sefaz. Esta etapa é importante já que é a Secretaria da Fazenda que autoriza a emissão do documento.
Solicitação do certificado digital
Caso a transportadora ainda não tenha o certificado digital é preciso solicitá-lo. Ele funciona como uma assinatura digital da empresa. Dessa forma, qualquer operação realizada a partir do CNPJ só terá validade a partir desta identificação. Ou seja, mais segurança contra fraude e garantia de autoria sobre o documento gerado.
A plataforma digital para a emissão do CT-e
Agora, é o momento de escolher a melhor plataforma para a emissão do CT-e da transportadora. É importante procurar por uma de confiança e que tenha um ótimo suporte para auxiliar no que for necessário.
Conexão com a internet
Ao emitir o documento, alguns dados são enviados para a Secretaria da Fazenda para que sejam validados. Assim, ter conexão com a internet é fundamental para que as informações cheguem à Sefaz e ela possa autorizar a emissão.
Configuração da empresa
É preciso atenção no momento que este processo for realizado, já que ele é fundamental antes da emissão do CT-e. É importante contar com ajuda de um profissional especializado, como o de um contador, caso tenha qualquer dúvida. Os dados informados são: tipo de regime e alíquota de ICMS do estado de partida e de chegada das mercadorias transportadas.