Blog

O que é SAP Inbound
NF-e

O que é SAP Inbound

SAP Inbound  é o processo de automação da aquisição das notas fiscais eletrônicas, diretamente de cada secretaria da fazenda de cada estado brasileiro. A proposta é processar essas notas fiscais automaticamente de forma a eliminar trabalho manual e eventuais erros decorrentes dessas operações.

Como funciona o SAP Inbound no ADDTax

Com a transformação dos documentos ficais em documentos eletrônicos e sua transmissão no formato XML. O ADDTax possibilita que os dados sejam capturados e lançados no SAP sem a necessidade de trabalho manual ou digitações de notas no ERP, possibilitando também que o trabalho da área fiscal seja realizado de forma mais ágil e com uma quantidade significativamente menor de pessoas envolvidas na operação de conferência física e fiscal.

Esse é o processo denominado NF-e Inbound.

Por que utilizar uma solução que viabilize o Inbound SAP

A complexidade fiscal no Brasil, gama grande de impostos e inúmeras mudanças de regras que acontecem todos os dias, impõe um cuidado grande sob o aspecto de planejamento tributário e na organização e execução das atividades das áreas fiscal e de compliance.

Por isso, trabalhos repetitivos ou que demandam precisão na captura e registro de números para operações no ERP merecem ser automatizados., Erros de digitação ou de cálculos podem ter graves consequências para empresas e organizações.

Entre as vantagens de um sistema como o ADDTax, que entrega o processo da SAP Inbound, estão:

  • Redução de tarefas manuais para registros logísticos e fiscais;
  • maior velocidade no registro e na execução de operações que envolvem documentos fiscais (Não só a NFe);
  • Maior assertividade nos registros contábeis e fiscais da empresa.

SAP Inbound, além do ERP

Além do ERP, há uma outra camada fundamental que deve ser levada em conta: a automação de documentos fiscais. Em outras palavras: a possibilidade de falhas em meio aos processos causados por erros manuais em meio a rotinas repetitivas, perda ou preenchimento incorreto de documentos fiscais é extremamente elevada. Há uma gama de riscos que podem (e devem) ser mitigados por meio dos benefícios que um sistema de automação proporciona. Por esta razão, ou seja, com o objetivo de superar as dores das empresas na emissão e escrituração de notas fiscais, contabilização e armazenamento do documento – além da transcrição das informações no sistema – o AddTAX foi desenvolvido. 

Estruturado como add-on SAP já homologado e de acordo com todas as regras de compliance e governança, o AddTAX captura as informações das notas fiscais diretamente dos órgãos do governo e registra-as automaticamente assim que são recebidas. O processo de recebimento de documentos fiscais, assim, é realizado de maneira eficiente, proporcionando benefícios como redução de erros e custos e eliminação do retrabalho.

Outra vantagem oferecida pela solução é a otimização do tempo, uma vez que os profissionais não precisam se preocupar com tarefas repetitivas e enfadonhas – e, dessa maneira, podem concentrar seu foco no core business da organização. Uma gestão tributária inteligente, portanto, consiste em obter todos os benefícios que a tecnologia pode proporcionar diante da realidade fiscal no Brasil. O AddTAX também automatiza NF-eCT-eNFS-eMD-e e MDF-e. E é possível implementar, ainda, o módulo de documentos não fiscais AddDOC-e para automatizar a entrada de faturas, boletos, recibos e contas de concessionárias, entre outros.

A conclusão, portanto, é a consciência de que as antigas regras não valem mais neste novo mundo digital. O fato é que a competitividade está mais acirrada do que nunca – não importa qual seja o mercado. Assim, contar com uma solução de automação como AddTax fará com que os funcionários, outrora às voltas com tarefas monótonas e repetitivas, possam se dedicar a atividades analíticas e estratégicas.

 O AddTax automatiza NF-e, CT-e, NFS-e, MD-e e MDF-e. E você ainda pode implementar o AddDOC-e, que é o módulo de documentos não fiscais, e automatizar também a entrada de faturas, boletos, contas de concessionárias e recibos, entre outros. Hora de pensar em SAP Inbound