SAP INBOUND

SAP inbound NFe

SAP Inbound | NF-e

SAP Inbound: com o uso comum da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), as transações comerciais entre empresas, assim como a entrega de mercadorias, passaram a ser controladas pelo Fisco. As empresas, por sua vez, iniciaram o processo de automatização da forma de trabalho para tornar viável o atendimento dessas novas obrigações.. O AddTAX auxilia a automatizar a entrada e saída de documentos fiscais e facilitar a gestão desses documentos no SAP.

O que é SAP Inbound

O SAP Inbound é o processo de automação da aquisição das notas fiscais eletrônicas, diretamente de cada secretaria da fazenda de cada estado brasileiro. A proposta é processar essas notas fiscais automaticamente de forma a eliminar trabalho manual e eventuais erros decorrentes dessas operações.

Como funciona o SAP Inbound no ADDTax

Com a transformação dos documentos ficais em documentos eletrônicos e sua transmissão no formato XML. O ADDTax possibilita que os dados sejam capturados e lançados no SAP sem a necessidade de trabalho manual ou digitações de notas no ERP, possibilitando também que o trabalho da área fiscal seja realizado de forma mais ágil e com uma quantidade significativamente menor de pessoas envolvidas na operação de conferência física e fiscal.

Esse é o processo denominado NF-e Inbound.

Por que utilizar uma solução que viabilize o Inbound SAP

A complexidade fiscal no Brasil, gama grande de impostos e inúmeras mudanças de regras que acontecem todos os dias, impõe um cuidado grande sob o aspecto de planejamento tributário e na organização e execução das atividades das áreas fiscal e de compliance.
Por isso, trabalhos repetitivos ou que demandam precisão na captura e registro de números para operações no ERP merecem ser automatizados., Erros de digitação ou de cálculos podem ter graves consequências para empresas e organizações.
Entre as vantagens de um sistema como o ADDTax, que entrega o processo da SAP Inbound, estão:

  • Redução de tarefas manuais para registros logísticos e fiscais;
  • Maior velocidade no registro e na execução de operações que envolvem documentos fiscais (Não só a NFe);
  • Maior assertividade nos registros contábeis e fiscais da empresa.

addvisor-logo-elemento100px

Nota Fiscal Eletrônica

Exigida pelo governo federal, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, cujo objetivo é documentar para fins fiscais operações de circulação de mercadorias ou de prestação de serviços.

A nota fiscal eletrônica tem validade em todos os estados da Federação e é uma realidade na legislação brasileira desde outubro de 2005, com a aprovação do Ajuste SINIEF 07/05 que instituiu nacionalmente a Nota Fiscal Eletrônica e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE.

Com o uso comum da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), as transações comerciais entre empresas, assim como a entrega de mercadorias, passaram a ser controladas pelo Fisco. As empresas, por sua vez, iniciaram o processo de automatização da forma de trabalho para tornar viável o atendimento dessas novas obrigações.

Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas

O SAP Outbound NF-e, realiza o processo de emissão das Notas Fiscais eletrônicas, onde utiliza-se do próprio SAP ECC com base em ordens de vendas (VA01) já faturadas (VF01) e imediatamente após saída da Nota Fiscal (J1B3n). O processamento pode ser feito pelo usuário ou transações pré-agendas (JOB).

O modelo de leiaute 55Nota Fiscal Eletrônica (Mercantil) é utilizado conforme manuais de integração disponibilizados no Portal Nacional da NF-e, respeitando normas e considerações de segurança do documento digital (XML).

Assim como os demais add-ons, os leiautes são customizáveis e podem ser facilmente ‘transportados’ entre ambientes SAP via ordem de transporte (request).

Recepção de Notas Fiscais Eletrônicas

A finalidade do SAP Inbound NF-e é propiciar no ERP SAP o Recebimento, Validação e Armazenamento dos documentos eletrônicos fiscais enviados pelos fornecedores, entidades governamentais e/ou outros elementos definidos pela empresa.

O processo de Recepção de arquivos eletrônicos (XML) por e-mail ou upload, o recebimento pode ser feito unitariamente ou em lotes com compactação ZIP. Para tal recepção de e-mail pode ser eleita uma ou mais caixas postais, por modelos de documento ou onde apenas os e-mails contendo anexos com XML ou XML compactado serão tratados.

Os objetos recebidos são identificados por um ID único de processamento para garantir sua rastreabilidade, a partir deste momento todos os passos de validação e verificação serão vinculados ao ID de processo para monitoria e demais funções do produto.

O Armazenamento de arquivos eletrônicos (XML) em plataforma SAP – DMS, ou locais lógicos, pastas em diretórios de rede, a serem definidos em tempo de projeto, para atender à obrigatoriedade de guarda por prazo legal.

A solução já está preparada para realizar a Automação do Processo de Entrada, sendo capaz de realizar a MIGO x MIRO assim finalizando o processo citado.

Mais benefícios da automação fiscal SAP Inbound com o AddTAX

  • Redução de TCO

  • Redução dos custos de conformidade

  • Redução de Investimentos no tratamento de divergências

  • Automatização e otimização de processos: fiscais, logísticos, financeiro, contábil e compras