Ypê

Grupo 137

Entenda como a AddTax aumentou consideravelmente a produtividade e reduziu os gastos anuais da marca líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, além de tornar todos os processos mais seguros.

Sobre a Ypê

Grupo 247
A Ypê é a marca líder no segmento de higiene e limpeza no território nacional, reconhecida principalmente pela sua ampla linha de produtos para roupa, casa e corpo.
A empresa é 100% brasileira, foi fundada em cerca de 1950 e conta hoje com aproximadamente 8.000 funcionários.
Atualmente, a Ypê é responsável pela exportação de produtos do seu portfólio para mais de 20 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio, o que exige grande atenção na área contábil e fiscal da organização.

Desafios da Ypê

O cenário da Ypê contava com grande quantidade de trabalho manual além do recomendado. As autuações fiscais se davam no Estado de Goiás e Bahia, foi analisado que não havia uma gestão efetiva quanto à entrada de mercadorias na empresa e a gestão de XML era necessária.
Mais especificamente, a cada 200 funcionários novos, 1 era para a área contábil. Levando em consideração softwares, infra e pessoas, a Ypê estava gastando 1958 horas por ano para cuidar do fisco e R$ 60 milhões para manter as obrigações fiscais, o que representa 1,5% do faturamento da empresa.
Logo, uma solução eficiente em automação fiscal para grandes negócios se fazia necessária.

Nossa Solução

Para suprir as demandas rotineiras da Ypê, implementamos o AddTax.
Solução de Automação de Recebimento de Documentos Fiscais Eletrônicos, totalmente desenvolvida em conformidade com as melhores práticas de desenvolvimento de software do mercado, seguindo o compliance e a governança SAP.
Nossa solução trouxe a prevenção de erros fiscais que eram causados por lançamentos manuais, permitiu a antecipação de problemas ao monitorar XMLs no momento do recebimento, conciliou as divergências entre a área de compras e seus fornecedores, livrou os motoristas da espera em casos de inconsistência, e além de tudo, ainda tornou o recebimento físico e fiscal simples e automatizado.
O projeto de implementação durou cerca de 4 meses, envolveu apenas os gerentes de projetos e 3 key users para validar os processos e adaptou diversos cenários que abriam margem para multas, gastos adicionais e tempo perdido.
ype

Resultados do Projeto

Grupo 247

Menos trabalho manual

  • Após a implementação do AddTax, a NF é escriturada automaticamente em menos de 1 minuto, a partir do momento em que o veículo passa sobre a balança de saída.
  • Não há mais necessidade de colaboradores realizando a MIRO para processos já mapeados no AddTax.
  • A conta EM-F passou a ser compensada no dia e não depende mais de 3 funcionários lidando com inconsistências.

Maior produtividade geral

  • Houve redução de HC no atendimento ao motorista, saindo de 20 colaboradores no total para 10.
  • Notável redução do TMPV.
  • 90% das operações com notas fiscais já estão automatizadas.

Oportunidades e ganhos

Mais agilidade na integração de notas fiscais, maior segurança nas informações do sistema (com rastreabilidade), redução de tempo gasto e erros humanos, diminuição de pagamentos tributários pagos com multas e juros, centralização de notas e informações em um único ambiente e a possibilidade de integração com as NFs emitidas diretamente pelas prefeituras.
Case2 – 1 1