Os tipos de outsourcing
Por conta das diversas necessidades que as empresas contratantes podem ter, o outsourcing não possui uma abordagem única. Pensando nisso, separamos os principais tipos desse serviço e alguns dos valores que elas agregam ao seu negócio.
Tecnologia da informação (T.I)
Dentro do vasto campo da Tecnologia da Informação, o outsourcing de T.I emerge como uma estratégia fundamental empresarial.
Ele abrange diversas áreas como desenvolvimento de software, suporte técnico, soluções SAP, manutenção de sistemas, gerenciamento de infraestrutura, segurança da informação, integração de sistemas e até mesmo consultoria estratégia na área.
Essa gama de possibilidades permite que as empresas reduzam os custos e a complexidade de gerenciar internamente um setor exclusivo de T.I.
Leia também: O que é um ERP e quais são as suas vantagens?
Recursos humanos (HRO)
No outsourcing de RH, as funções relacionadas à gestão pessoal, como recrutamento, seleção, treinamento, administração de benefícios e folha de pagamento, são terceirizadas para empresas de recursos humanos.
Isso permite que a contratante possa focar seus recursos para outros setores, enquanto o parceiro externo cuida das tarefas administrativas e operacionais voltadas aos funcionários.
Serviços financeiros
Aqui, as empresas contratam fornecedores externos especializados para assumir as funções relacionadas à área financeira como: processamento de transações, contabilidade, gestão de riscos e conformidade regulatória.
Leia também: Como automatizar processos fiscais?
Ao executar o outsourcing, a empresa contratada fornecerá relatórios completos do setor com números atualizados e pontos de melhoria para garantir a melhor saúde financeira da contratante.