Diante do complexo e burocrático sistema tributário brasileiro, é essencial que as empresas mantenham em mente a importância de uma gestão fiscal eficiente. Além disso, ela deve estar em consonância com as normas e regulamentos vigentes, que mudam constantemente, para evitar problemas com o fisco. A verdade, porém, é que tal objetivo representa um enorme desafio para as organizações, especialmente se considerarmos o cenário em que o país se encontra.
Uma dura realidade
Atualmente, a carga tributária brasileira ultrapassa o porcentual de 32% do PIB, de acordo com a Receita Federal. Mais: entre impostos federais, estaduais e municipais, além de taxas e contribuições, há 92 tributos vigentes no país, segundo o Portal Tributário. Um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) aponta que as empresas gastam cerca de R$ 162 bilhões anualmente para acompanhar mudanças na legislação fiscal. Isso corresponde a aproximadamente 1,5% de seu faturamento.
Vale ressaltar que, caso os prazos das obrigações fiscais não sejam cumpridos, a empresa enfrentará autuações, penalidades e pesadas multas. Há também a crescente incerteza quanto à reforma tributária. Além disso, a crise desencadeada pela covid-19 torna o cenário ainda mais desafiador.
A importância da automação em processos fiscais
A tecnologia, contudo, possui um papel essencial para que as empresas possam gerenciar a área fiscal de maneira ágil e segura. Automatizar processos fiscais traz assertividade, precisão e maior controle sobre o fluxo de informações. Além disso, reduz custos, otimiza o tempo gasto nas tarefas diárias, mitiga riscos e possibilita o acompanhamento das mudanças constantes na legislação tributária.
Isso também permite medir o impacto dessas alterações na empresa. Ao automatizar rotinas, a produtividade da equipe aumenta, e erros, falhas humanas e retrabalho são drasticamente reduzidos. Além disso, a solução ajuda a evitar inconformidades com os órgãos do governo. Outra vantagem importante: os profissionais do departamento fiscal podem se concentrar em atividades mais estratégicas e consultivas.
Otimize a gestão fiscal em sua empresa com AddTax
Para proporcionar uma gestão fiscal inteligente a empresas e organizações, com muita agilidade, segurança, transparência e forte compliance, a AddVisor Group desenvolveu o AddTax. Estruturada como add-on SAP, a ferramenta reduz erros e inconsistências nos processos fiscais ao capturar as informações das notas fiscais diretamente dos órgãos emissores e efetuar, automaticamente, seu registro no momento em que são recebidas.
A automatização de entradas é outro grande benefício que o AddTax oferece. No momento em que o documento entra no sistema, todas as validações necessárias são realizadas imediatamente e, assim, é possível identificar e resolver problemas no recebimento de mercadorias. A solução também automatiza NF-e, CT-e, NFS-e, MD-e e MDF-e, além de permitir a implementação do AddDoc-e, módulo para documentos não fiscais como faturas, boletos, contas de concessionárias e recibos – entre outros.
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