Skip to main content

As empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade de otimizar processos fiscais, ou seja, aprimorar a maneira como lidam com a documentação e todos os aspectos relacionados aos lançamentos e apuração de impostos. 

Ao abandonar métodos manuais e buscar por tecnologias avançadas que automatizam a gestão fiscal, uma empresa garante não apenas eficiência, mas também uma dose extra de confiabilidade em suas informações.

Afinal, elas cumprem as leis fiscais, diminuem os impactos financeiros decorrentes de uma má gestão e eliminam tarefas operacionais demoradas e propensas a erros.

Além disso, não é novidade que as leis fiscais são variadas e muito complexas, especialmente no Brasil, onde possuem um grande impacto financeiro. Por isso, torna-se fundamental que as organizações busquem maneiras de automatizar os processos fiscais.

Continue a leitura e confira tudo sobre o sistema de automatização fiscal, tecnologia que se tornou essencial para empreendedores de todos os setores.

O que é um Sistema de Automatização?

De forma geral, um sistema de automatização é uma tecnologia que utiliza processos automáticos para realizar tarefas ou operações específicas. Ele é projetado para simplificar e agilizar demandas que, na maioria dos casos, são repetitivas e exigem tempo. 

Os sistemas de automatização envolvem o uso de software e integração para realizar tarefas e minimizar a intervenção humana. Como resultado, as empresas que os adotam podem melhorar a eficiência operacional, reduzir erros, economizar tempo e recursos e permitir que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas.

O que é um Sistema de Automatização Fiscal?

Já o sistema de automatização fiscal é composto por softwares que automatizam e otimizam os processos relacionados à gestão fiscal e tributária de uma empresa. Esse sistema se integra a diferentes fontes de dados internas e consegue desde capturar na fonte até lançar e emitir documentos eletrônicos como:

  • Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e);
  • Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e);
  • Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e);
  • Conhecimento de Transporte de Pessoas e Valores (CT-eOS);
  • Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e);
  • Boletos, faturas, entre outros.

Além de conseguirem efetuar:

  • Coleta de dados, onde o sistema pode se integrar a diversas fontes internas da empresa, como ERPs, sistemas de contabilidade, vendas e folha de pagamento;
  • Cálculos de impostos;
  • Geração de relatórios;
  • Monitoramento de prazos;
  • Download via XML/PDF;
  • Armazenamento de grandes volumes de informações.

A automatização fiscal é, portanto, uma forma de trazer mais eficiência operacional, redução de erros, economia de tempo e, acima de tudo, assegurar que a empresa esteja em conformidade com as normas fiscais.

funcionária trabalhando

Por que investir em um Sistema de Automatização Fiscal?

Investir em um sistema de automatização fiscal é uma decisão estratégica para as empresas, independentemente do setor. Em primeiro lugar, a automação dos processos fiscais proporciona uma visão de todas as tarefas e pendências em um só lugar.

Além disso, com um software integrado (ERP), as informações são atualizadas automaticamente e em tempo real, também sendo possível acessá-las simultaneamente. Isso permite um trabalho entre toda a equipe, o que consequentemente torna a gestão mais ágil e adaptável às demandas da organização.

Outra característica importante é a minimização de erros. Essa prática reduz os riscos de penalidades impostas pelo Fisco Federal e garante a saúde financeira da organização.

Por fim, ao liberar a equipe de tarefas operacionais e burocráticas, um sistema automatizado permite que os profissionais se concentrem em atividades estratégicas, impulsionando a inovação e o crescimento da empresa.

Benefícios da Automatização Fiscal

Agora que você já entendeu o que é a automatização fiscal e a sua importância para as empresas, vamos falar dos benefícios de implementá-la de forma mais detalhada a seguir:

Diminui falhas

Se você é o responsável pela área financeira do seu negócio, sabe que processos manuais como digitar nomes, números de telefone, valores, datas de vencimento e outras informações têm grandes chances de serem acometidas por erros. 

A automatização fiscal reduz esses deslizes que contribuem para multas e penalidades, que na maioria das vezes custam muito para a empresa. 

Mais produtividade global

Tarefas fiscais surgem frequentemente e acabam sendo refeitas devido aos erros das atividades manuais. Sendo assim, a automatização fiscal acelera as operações e permite que a equipe se concentre em tarefas mais relevantes e que contribuam para o crescimento da empresa.

Atualização e relatórios

A automação fiscal armazena todos os dados dentro da plataforma de forma 100% segura, permitindo atualizações em tempo real. Além disso, há a geração ágil de relatórios fiscais, proporcionando informações precisas quando necessário.

Fim dos documentos engavetados

Com a transição para um sistema de automatização fiscal, arquivar documentos físicos é história do passado. A digitalização de dados garante que as informações estejam acessíveis instantaneamente em cloud.

Aumento da satisfação do colaborador

Quando uma empresa opta por investir em um sistema de automatização fiscal, ela está, na verdade, priorizando a produtividade e simplificando a rotina de trabalho dos colaboradores. Essa escolha não apenas melhora a eficiência operacional, mas também impacta positivamente na satisfação e retenção de talentos.

Agilidade na resolução de problemas

Ao adotar sistemas automatizados, as empresas ganham a capacidade de identificar e solucionar questões fiscais de forma mais rápida e eficiente. Essa agilidade vem principalmente da capacidade que a automatização fiscal tem de processar grandes volumes de dados de forma instantânea.

Como implantar um Sistema de Automatização na minha empresa?

Antes de tudo, avalie as necessidades da sua empresa em relação à gestão e automação de documentos fiscais. Identifique áreas que podem se beneficiar e os processos que podem ser automatizados. 

Também confira se a infraestrutura tecnológica da sua empresa está adequada para suportar a implementação de um sistema de automatização fiscal. Isso pode envolver a integração com sistemas existentes e atualizações de hardware ou software, se necessário.

Por fim, saiba que é fundamental fornecer treinamento adequado para a equipe que utilizará o sistema. Certifique-se de que todos os usuários compreendam as funcionalidades, saibam como utilizar as ferramentas disponíveis e estejam familiarizados com os processos automatizados.

Com isso em mente, você pode encontrar no mercado uma solução que atenda às necessidades do seu negócio. Cada empresa possui dores diferentes, e a Addvisor sabe disso. Nosso software de automatização fiscal conta com uma equipe especializada para entender as necessidades da sua empresa e oferecer soluções personalizadas.

O AddTAX é a ferramenta completa para o controle da área fiscal do seu negócio

Com o AddTAX você tem a ferramenta completa para o controle da área fiscal do seu negócio. 

Nossa solução oferece automação abrangente na captura, gestão e armazenamento de documentos fiscais, proporcionando uma abordagem eficiente e integrada para as demandas da sua empresa. 

Com recursos personalizados, o AddTAX otimiza processos, reduz a carga de trabalho e minimiza riscos associados a erros humanos. E o melhor: de forma ainda mais eficiente e alinhada com as melhores práticas do mercado.

Aumente em até 80% a eficiência da sua equipe com a gestão de documentos do seu negócio.

Dúvidas frequentes sobre Sistema de Automatização Fiscal

O que é um Sistema de Automatização Fiscal?

O sistema de automatização fiscal é uma solução que oferece agilidade, segurança e produtividade para empresas de diversos setores. 

A automação é realizada através da coleta de dados, onde o software utiliza de algoritmos e integrações para coletar, processar e gerenciar dados fiscais, simplificando tarefas como emissão e gestão de documentos eletrônicos, controle de prazos e geração de relatórios.

Com isso, o sistema de automatização simplifica o cumprimento das obrigações fiscais, melhora a eficiência operacional e reduz a chance de erros manuais.

Por que utilizar um Sistema de Automatização Fiscal?

Utilizar um sistema de automatização fiscal traz diversos benefícios para as empresas, uma vez que contribui para o aumento da eficiência operacional e reduz a dependência de processos manuais, permitindo que a equipe direcione seus esforços para atividades mais estratégicas. 

Além disso, a automatização contribui para a economia de tempo, pois tarefas trabalhosas como a geração de relatórios e preenchimento manual de documentos fiscais são executadas de maneira rápida e eficiente.