Skip to main content

É inegável que o sistema ERP (Enterprise Resource Planning), software de gestão empresarial, traz enormes vantagens e melhorias para as empresas, como agilidade nas operações e processos.

Ao escolher um ERP como o SAP, é possível realizar a automatização dos processos, o que proporciona mais organização, segurança, redução de custos e integração de áreas. 

Entre os principais documentos que as empresas procuram tornar automatizados no sistema estão a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) e o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

Mas, você sabia que também é possível automatizar os boletos de concessionária no sistema SAP? Sim, apesar de ser um tipo de conta lançada mensalmente, é possível torná-las automáticas no sistema.

Preparamos esse conteúdo para tirar as principais dúvidas a respeito da automatização desse tipo de boleto. Continue acompanhando para saber mais.

Navegue e saiba mais sobre como automatizar boletos de concessionária em SAP:

O que é boleto de concessionária?

Antes de aprender mais sobre como automatizar os boletos de concessionária em SAP, é necessário contextualizá-los para melhor entendimento.

O boleto de concessionária, também conhecido como conta de consumo, é qualquer fatura diferente de um boleto de cobrança convencional. Entre os exemplos mais comuns estão as contas de água, luz, telefone, gás e TV a cabo.

A conta de consumo não é emitida por instituições financeiras mas, sim, por empresas, as concessionárias de serviços. Ou seja, no boleto não há o nome de um banco e, sim, o da organização que concede o serviço.

Em termos técnicos, o que difere o boleto de concessionária de outros tipos de conta é o seu código de barras que tem 48 caracteres. Ele é disposto em 4 sequências de números e o último deve ser um dígito isolado. Como pode ser verificado no exemplo a seguir:

  • 12345678912-3 12345678912-3 12345678912-3 12345678912-3

Depois de definir o que é um boleto de concessionária, explicaremos, no tópico a seguir, como é possível automatizá-lo no ambiente SAP e proporcionar mais agilidade ao seu negócio.

Como automatizar boletos de concessionária em SAP?

A automação de boletos de concessionária em SAP é feita a partir de ferramentas, soluções ou APIs que devem ser adicionadas ao seu software de gestão. Para isso, a Addvisor desenvolveu o sistema AddTAX.

O sistema segue as regras de governança e compliance, e já foi homologado. É preciso instalar o AddDOC-e, módulo para documentos não-fiscais, para automatizar boletos de concessionária

Com a automatização desse tipo de boleto no software, não é necessário escrever cada um deles uma vez a cada mês.

Em suma, com o sistema AddTAX e o módulo AddDOC-e, os seguintes tornam-se automáticos no sistema:

  • Boletos de concessionária;
  • Faturas;
  • Boletos;
  • Recibos;
  • Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
  • Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e);
  • Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e);
  • Manifestação do Destinatário Eletrônico (MD-e);
  • Manifestação do Destinatário de Documentos Fiscais (MDF-e).

Agora que você entendeu mais sobre como automatizar o boleto de concessionária em SAP, a próxima etapa é descobrir quais as vantagens trazidas por esse processo.

Vantagens de automatizar boletos de concessionária em SAP

Assim como acontece para outros documentos, fiscais e não-fiscais, a automação das contas de consumo em SAP trazem vantagens, como a redução de custos, otimização de processos financeiros, contábeis, fiscais e de logística. Ela também facilita o armazenamento, o manejo e a consulta dos documentos.

Além deles, também podemos mencionar vantagens como a redução de divergências; erro humano, seja no cadastro ou no pagamento das contas; mais agilidade ao processo; e diminuição de custos.

Ainda, a automação evita prejuízo e facilita o trabalho do setor contábil ao diminuir as tarefas manuais, a repetição das tarefas e reduzir a carga de trabalho na organização das contas de concessionária, deixando os responsáveis focados em atividades mais críticas da área e da empresa.

Neste artigo, você se informou sobre como e quais as vantagens de automatizar boletos de concessionária em SAP.

Como vimos, a automação do boleto de concessionária possibilita inúmeras vantagens às empresas, como maior velocidade no processo, redução de divergências, de erro humano no cadastro e no pagamento de contas, além da otimização das funções no setor contábil.

Quer saber mais sobre como funciona todo o processo de automação em SAP e informar-se a respeito do AddTAX e o AddDOC-e? Então, entre em contato com a Addvisor, conheça nossos serviços, soluções e tire suas dúvidas!

Se esse artigo foi relevante para você, compartilhe esse conteúdo com mais pessoas!

Quer saber mais sobre a automação de boletos de concessionária em SAP?

Dúvidas Frequentes sobre a automação de boletos de concessionária em SAP

Como automatizar boleto de concessionária em SAP?

Os boletos de concessionária, conhecidos também como contas de consumo, podem ser automatizados em SAP por meio de sistemas, ferramentas e soluções que incluam os documentos não-fiscais. Entre esses sistemas está AddTAX, por meio de seu módulo AddDOC-e.