Skip to main content

Um dos objetivos de qualquer empresa é a busca por crescimento. Para isso, alguns investimentos precisam ser feitos, principalmente quando os assuntos são agilidade e eficiência de processos. Dessa maneira, encontrar sistemas de automação que entreguem essas e outras vantagens é um diferencial para o negócio.

O SAP é um ótimo exemplo de software seguro, veloz e simplificado. Ou seja, ele faz total diferença na gestão de uma organização. Com a tecnologia aplicada, é fácil sentir a diferença na agilidade e na produtividade das áreas que tiverem o sistema aplicado, como a emissão de notas fiscais eletrônicas e notas de serviços.

Para você conhecer as vantagens desse software, detalhamos pontos importantes sobre ele e quais as diferenças que ele pode fazer na rotina das empresas. Acompanhe!

Navegue e saiba mais sobre a automação de processos SAP

O que é automação de processos?

A automação de processos tem o objetivo de unir a tecnologia às atividades realizadas de forma manual. Ou seja, deixá-las mais simples e rápidas através da otimização. As ferramentas que oferecem esse serviço, como o sistema SAP, permitem que as empresas melhorem a sua gestão ao ponto de ser um importante diferencial no seu mercado de atuação.

Por isso, muitos profissionais já enxergam esse investimento como uma etapa fundamental para crescer ainda mais seus negócios. Afinal, eles sabem da importância da redução do tempo em processos que deveriam ser rápidos, para focar em atividades que tragam ainda mais resultados às empresas.

É o caso das notas fiscais, por exemplo, que, quando feitas de forma manual, podem demorar horas para serem emitidas. Agora, quando o processo é automatizado, elas ficam prontas em poucos minutos. Vale ressaltar que isso não reduz apenas o tempo e o custo, mas também diminui a chance de erro humano.

O que é o sistema SAP?

SAP – Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados – é um tipo de ERP, ou seja, um sistema integrado de gestão empresarial. A sua principal função é automatizar processos e conectar as áreas de um negócio.

Dessa forma, todas as informações importantes ficam concentradas em uma fonte confiável e segura para que todos os usuários autorizados tenham acesso, isso reduz o risco de perda de dados, facilita a procura deles e melhora a comunicação entre as equipes com atualizações em tempo real.

Por exemplo: Se você tem um e-commerce de roupas e optou pela automação de processos SAP, assim que uma venda é realizada com pagamento à vista ou cartão de crédito, automaticamente ele diminui o estoque, gera nota fiscal e mexe no financeiro da empresa. É claro que isso é apenas um resumo, mas já mostra a diferença que o sistema pode fazer. Afinal, imagina passar por todas essas etapas de forma manual a cada venda realizada?

Atualmente, o SAP S/4hana é o sistema mais moderno do grupo e elevou o nível dos ERPs empresariais. Afinal, com a sua computação in-memory, ele é capaz de processar um grande volume de dados e a sua tecnologia, como a Inteligência Artificial, oferece um excelente suporte a gestão de diferentes áreas de um negócio. A plataforma é totalmente digital e permite que todas as áreas se conectem em apenas um lugar.

Segundo o próprio Grupo, o sistema já possui mais de 200 milhões de usuários na nuvem, mais de 100 soluções que atendem todas as áreas de uma empresa e já é o maior portfólio de nuvem em comparação a qualquer outro provedor.

Quais as vantagens da automação de processos SAP?

Após a decisão de encontrar um sistema capaz de agilizar as atividades do negócio, é o momento de conhecer as principais vantagens da automação de processos SAP.

Melhora a eficiência da empresa

Falar sobre eficiência é pensar no benefício para toda empresa, inclusive para os clientes. Afinal, melhorar a produtividade dos setores, acelera ainda mais o atendimento no pré e no pós venda, por exemplo.

Com o sistema, é perceptível a economia de tempo, a diminuição dos erros e a rapidez na hora de identificar um problema. Com isso, os profissionais conseguem se dedicar ainda mais ao atendimento e a outras tarefas fundamentais para o crescimento da empresa.

Aprimora a comunicação

Com a automação de processos SAP, os dados são atualizados em tempo real. Então, todas as áreas interessadas em uma determinada ação tem acesso ao compartilhamento imediato das informações. Ou seja, garante que todos os responsáveis tenham os materiais necessários para a realização das suas atividades.

Por exemplo: Quando a área comercial fecha a venda de um serviço, a contabilidade já tem acesso a essa informação para a emissão da NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) e o financeiro já tem atualização do valor pago pelo cliente. Esse é apenas um exemplo simples, mas é possível entender o funcionamento, a importância e a diferença que a automação pode fazer na comunicação da empresa.

Deixa o negócio mais competitivo

A automação de processos SAP permite que gestores e outros profissionais dediquem o tempo para traçar estratégias que tornem o negócio ainda mais competitivo no mercado. Isso só é possível porque todas as informações ficam organizadas no sistema, ou seja, é muito mais fácil e simples ter acesso a esses dados sempre que for preciso.

Além disso, com a otimização das atividades e a redução dos erros, os profissionais não perdem mais tempo resolvendo problemas, mas, sim, investem cada minuto traçando novos objetivos para a empresa.

Diminuição dos custos

Quando um gestor pensa em automatização, ele não reduz apenas as tarefas manuais, mas diminui os custos financeiros naquelas operações. Com o software, as áreas são otimizadas e os gastos não são mais os mesmos. Com isso, a empresa consegue investir em outros setores e manter a empresa em amplo crescimento.

Acesso aos relatórios gerenciais

Ter controle sobre tudo o que acontece dentro da empresa é fundamental para mantê-la em funcionamento. Com a automação de processos SAP, fica mais fácil ter acesso aos relatórios com todas essas informações.

O sistema permite que os gestores acompanhem os resultados de cada área através de indicadores de desempenho. Com a formação de gráficos e tabelas, fica mais fácil acompanhar o progresso do negócio e os problemas que precisam ser resolvidos. Dessa forma, entra o que já falamos acima, a oportunidade de traçar objetivos inteligentes para a empresa.

Padronização de processos

Quando as atividades são desempenhadas por pessoas, é natural que ocorram diferenças no momento da execução e da finalização, mesmo que exista um padrão definido pela empresa. Isso pode gerar falta de organização, perda de informações e gasto de tempo desnecessário.

Com o sistema SAP, todos os processos ficam padronizados, o que permite a identificação mais rápida de problemas, melhoria na gestão de tempo, diminuição de erros e acompanhamento de cada profissional da empresa.

A automação de processos SAP traz vantagens capazes de deixar a empresa mais competitiva e com diferenciais no mercado

Para o negócio que tenha como objetivo crescer e se tornar competitivo no seu mercado de atuação, o investimento na automação de processos SAP é um passo muito importante e que deixará a empresa mais próxima do seu intuito.

As vantagens que o sistema oferece, como redução de custos, padronização de processos e aumento da produtividade, fazem com que a empresa tenha mais organização, mais tempo e diminua as chances de erros. Por isso, encontrar uma plataforma que seja parceira SAP, como a Addvisor, é o que a sua empresa precisa para alavancar de vez no mercado.

Com o sistema AddTax, uma solução desenvolvida conforme as melhores práticas de mercado e arquitetura SAP, ele automatiza os processos para facilitar a rotina da sua empresa.

Quer saber mais sobre o processo de emissões de documentos fiscais eletrônicos?

Dúvidas frequentes sobre a automação de processos SAP

O que é automação de processos?

A automação de processos tem o objetivo de unir a tecnologia às atividades realizadas de forma manual. Ou seja, deixá-las mais simples e rápidas através da otimização. As ferramentas que oferecem esse serviço permitem que as empresas melhorem a sua gestão ao ponto de ser um importante diferencial no seu mercado de atuação.

O que é o sistema SAP?

SAP – Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados – é um tipo de ERP, ou seja, um sistema integrado de gestão empresarial. A sua principal função é automatizar processos e conectar as áreas de um negócio.

Quais são as vantagens da automação de processos SAP?

O sistema SAP entrega vários benefícios para a empresa, mas as principais são:

  • Padronização de processos
  • Melhora a eficiência da empresa
  • Aprimora a comunicação
  • Deixa o negócio mais competitivo
  • Diminui os erros
  • Melhora a gestão de tempo
  • Diminuição dos custos
  • Acesso a relatórios gerenciais