Blog

Alguns erros que você deve evitar em sua gestão fiscal
Ambiente Tributário, Gestão Fiscal, NF-e

Alguns erros que você deve evitar em sua gestão fiscal

Se há algo que tira o sono de qualquer administrador é a preocupação com o fisco, uma vez que erros e inconsistências em meio às obrigações tributárias podem trazer sérias consequências. Manter uma gestão fiscal eficiente é, portanto, condição essencial para a saúde financeira de empresas e organizações em qualquer segmento, mesmo diante do desafio imposto pela inacreditável complexidade fiscal no Brasil. Mas o fato é que alguns erros nesse sentido são, surpreendentemente, muito mais comuns do que se pode imaginar — e aqui estão alguns deles:

  • Optar pelo regime tributário errado
    Ainda que pareça algo simples (para não dizer óbvio), muitas empresas, por desorganização ou falta de conhecimento, acabam optando por um regime de tributação inadequado. É de extrema importância observar o viés estratégico dessa escolha, ou seja, é imprescindível considerar a área de atuação da companhia e seu rendimento anual para decidir qual alternativa (Simples, Lucro Real e Lucro Presumido) será mais vantajosa — e, dessa maneira, proporcionará uma significativa redução dos gastos com impostos.
  • Falta de planejamento tributário
    O planejamento tributário é fundamental para identificar maneiras de reduzir a carga dos impostos e das obrigações acessórias dos regimes tributários (em consonância com a legislação, ressalte-se). Por meio da análise de diversos cenários e fatores como, por exemplo, viabilidade de mudança de enquadramento (optar por outro regime de tributação), obtenção de benefícios e utilização de créditos fiscais é possível evitar dispêndios desnecessários e, ainda, robustecer a estratégia fiscal da empresa ou organização.   
  • Não acompanhar as atualizações fiscais
    Todos os dias surgem cerca de 30 regras e atualizações fiscais no país. A rapidez e a quantidade de mudanças na legislação fiscal brasileira requerem atenção extrema, já que algumas são informativas mas tornam-se exigências em um curto espaço de tempo — enquanto diversos dados, outrora obrigatórios, deixam de ser exigidos pelo fisco. Acompanhar as mudanças tributárias é essencial para que o pagamento de impostos e obrigações seja realizado corretamente e, assim, evitar juros, multas e outras sanções.
  • Não considerar a importância da automação fiscal
    O emaranhado de normas e regras do sistema tributário brasileiro, assim como suas constantes mudanças e atualizações — além das sanções previstas para os casos em que não são cumpridas à risca indicam, com clareza meridiana, que morosidade e erros na gestão fiscal podem trazer sérias consequências a empresas e organizações. Por essa razão, a tecnologia desempenha um papel crucial ao automatizar processos e proporcionar vantagens e benefícios ao negócio como, por exemplo, minimização de erros e falhas humanas, eliminação de retrabalhos, agilidade, equipes mais produtivas e considerável redução de custos.

AddTAX e AddDOC-e: automação de documentos fiscais e não fiscais

Para garantir eficiência, agilidade, segurança e forte compliance à gestão fiscal em empresas e organizações de diversos segmentos, a AddVisor Group desenvolveu o AddTAX, solução estruturada como add-on SAP que realiza a captura das informações das notas fiscais diretamente dos órgãos emissores e registra-as automaticamente, reduzindo a possibilidade de erros e inconsistências em meio ao processo de recebimento.

O AddTAX também automatiza entradas: no momento em que o documento se encontra no sistema, todas as validações necessárias são realizadas imediatamente — e a empresa, assim, pode antecipar (e solucionar) problemas no recebimento de mercadorias caso haja alguma inconsistência. O sistema automatiza, ainda, NF-eCT-eNFS-eMD-e e MDF-e, além de permitir a implementação do AddDOC-e, módulo para documentos não fiscais como faturas, boletos, contas de concessionárias, RPAs e recibos, entre outros.

Vamos marcar um café para que você conheça todas as vantagens e benefícios que podemos proporcionar para sua empresa?