Blog

A importância da automação de documentos fiscais no pós-pandemia
Ambiente Tributário, Gestão Fiscal, NF-e

A importância da automação de documentos fiscais no pós-pandemia

Do ponto de vista tributário e considerando o cenário que vem se desenhando no país, é necessário manter diversos fatores em perspectiva — e isso inclui, naturalmente, a importância da gestão fiscal. O fato é que já vivíamos uma época em que a transformação digital avançava a passos largos; com a eclosão da pandemia de covid-19, porém, o processo de disrupção tecnológica foi acelerado de maneira inimaginável — e seus efeitos serão permanentes.

Isso significa que a utilização da tecnologia para automatizar processos fiscais de ponta a ponta, otimizando rotinas sem intervenção humana e, portanto, eliminando inconsistências, falhas e retrabalhos — além de proporcionar considerável redução de custos — será (já é, na verdade) condição sine qua non para que as empresas possam manter sua competitividade em meio a mercados cada vez mais disputados. E essa, aliás, é uma tendência irreversível. Resistir é inútil.

Um cenário cada vez mais complexo

Nunca é demasiado lembrar que o Brasil possui um dos mais complexos sistemas tributários do planeta. De acordo com o Banco Mundial, as empresas brasileiras (pequenas, médias e grandes) gastam, em média, 1501 (!) horas por ano para lidar com suas obrigações fiscais. Esse aspecto, por si, já faz da tecnologia uma ferramenta indispensável — em especial porque a gestão fiscal vai além do simples pagamento de tributos e elaboração de relatórios.

Contudo, em que pese a necessidade de contar com um sistema de gestão integrado para centralizar informações de qualidade e, assim, otimizar processos fiscais proporcionando agilidade, segurança e compliance, entre outros benefícios (desde, é claro, que todas as etapas para uma implantação bem-sucedida tenham sido consideradas), há uma outra camada que pode (deve) ser considerada na gestão fiscal: a automação de documentos fiscais eletrônicos. Leia o texto em que abordamos esse aspecto: https://addvisor.com.br/desafios-e-dificuldades-da-gestao-fiscal-em-erps-top-class/.

Gestão automatizada de documentos fiscais

Para todos os efeitos, isso quer dizer que a automatização da entrada de documentos fiscais eletrônicos é crucial para que a gestão tributária seja realizada de acordo com a legislação em vigor. E, ainda, evitar multas, sanções e outras penalizações dos órgãos públicos, assim como problemas com fornecedores, clientes e parceiros — além da desorganização dos processos internos da companhia. 

Em outras palavras, ferramentas de automação de documentos fiscais otimizam o processo de emissão, escrituração, contabilização, transcrição das informações no sistema e armazenamento de notas fiscais eletrônicas, reduzindo erros provenientes de rotinas manuais, perdas e extravios com segurança, acessibilidade e forte compliance. E, dessa maneira, permitem que os profissionais da área mantenham seu foco no core business da organização, já que não precisam lidar com tarefas monótonas e repetitivas. 

Conclusão

Diante do cenário atual e, principalmente, considerando a velocidade das transformações desencadeadas pela disrupção tecnológica, além do viés cada vez mais estratégico da gestão tributária (como já dissemos neste blog em https://addvisor.com.br/a-importancia-da-gestao-tributaria-estrategica/), soluções que automatizem a entrada de documentos fiscais representam uma poderosa — e indispensável — vantagem estratégica. E também permitem que as empresas estejam sempre em conformidade com suas obrigações legais, de acordo com as características, demandas e aspectos específicos de cada negócio.

AddTAX e AddDOC-e

Com o objetivo de proporcionar todos os benefícios da automação de documentos fiscais eletrônicos para organizações, a Addvisor desenvolveu uma poderosa solução 100% SAP: AddTAX. Totalmente parametrizável e estruturada como add-on, a ferramenta realiza o processo de captura das informações das notas fiscais diretamente dos órgãos do governo, registrando-as assim que são recebidas.

O AddTAX também automatiza as entradas (e, assim, realiza todas as validações necessárias imediatamente para identificar — e resolver — problemas no recebimento de mercadorias), além de NF-eCT-eNFS-eMD-e e MDF-e. Outro grande benefício da solução é a possibilidade de implementação do AddDOC-e, módulo para documentos não fiscais como faturas, boletos, recibos, RPAs e contas de concessionárias, entre outros.

Que tal um café para mostrarmos todas as maneiras pelas quais as soluções desenvolvidas pela Addvisor podem aprimorar os processos fiscais em seu negócio?