Blog

Tudo o que você precisa saber sobre Automação Fiscal
Automação, Gestão Fiscal, NF-e

Tudo o que você precisa saber sobre Automação Fiscal

A automação de processos fiscais é, sem a menor sombra de dúvida, essencial para que empresas e organizações se mantenham competitivas – e há uma série de razões para que isso ocorra. Da otimização do tempo à eficiência com a qual as rotinas são realizadas, passando pela considerável redução de custos – e de falhas humanas, também – contar com a tecnologia significa ter mais tempo para se dedicar ao negócio.

A complexidade dos processos fiscais, em especial na gestão de recebimento, sempre constituiu um grande gargalo nas empresas. Vale salientar que a otimização, nesse sentido, tem um peso enorme. Afinal, não existem dúvidas quanto ao viés estratégico da área de compras em meio à cadeia produtiva – e o fato é que uma negociação bem sucedida tem impacto no custo final – em outras palavras, faz com que a margem de lucro seja maior.

Evidentemente, a gestão de fornecedores também é sumamente beneficiada com a automação. Sob tal contexto, e a fim de potencializar o controle dos processos na área de compras, o cadastro de fornecedores deve ser mantido em constante atualização. Além disso também é extremamente importante alinhar as características do fornecedor às necessidades da organização.

Mais: é necessário manter em perspectiva eventualidades decorrentes do alinhamento da empresa com este ou aquele fornecedor – ou seja, caso deixe de corresponder àquilo que é esperado. Em outras palavras, um plano alternativo deve ser colocado em prática, e isso significa um novo processo de cotação e análise – o que, é necessário destacar, consiste em um processo que, quando devidamente automatizado, torna-se ágil e eficaz.

Eficiência + Agilidade + Redução de Custos = Automação Fiscal

Por esta razão, o AddTax foi desenvolvido para lidar com as dores mais agudas na área fiscal, como emissão e escrituração de NFs, contabilização fidedigna, armazenamento do documento fiscal e, claro, transcrever esses dados no sistema – algo que era feito manualmente.

E é sob tal cenário que o AddTax consiste em uma ferramenta extremamente valiosa. A solução visa facilitar a Gestão e o Controle de todos os documentos fiscais recebidos, onde o sistema captura os dados das NFs diretamente das entidades governamentais e realiza seu registro de maneira automática no momento do recebimento. Em outras palavras: a ferramenta proporciona grande qualidade, eficiência e reduz drasticamente a possibilidade de erros em processos de recebimento de documentos fiscais – e tudo isso com muita agilidade e forte compliance. Ou seja, agrega valor aos processos de sua empresa.

E não é só: a solução automatiza as entradas. Do instante em que o documento entra no sistema, as validações fiscais necessárias são realizadas de forma imediata, desde o momento em que o transporte deixa o fornecedor rumo à empresa. Mas o que isso significa? Que sua empresa poderá se antecipar caso haja algum erro no documento recebido, mitigando problemas quanto recebimentos de mercadorias.  

A conclusão, portanto, é a consciência de que as antigas regras não valem mais neste novo mundo digital. O fato é que a competitividade está mais acirrada do que nunca – não importa qual seja o mercado. Assim, contar com uma solução de automação como AddTax fará com que os funcionários, outrora às voltas com tarefas monótonas e repetitivas, possam se dedicar a atividades analíticas e estratégicas.

Ou seja, é possível afirmar, sem medo de errar, que sob tal cenário a melhoria contínua proporcionada pela automação evita perdas e potencializa resultados. Então, que tal um café para que possamos mostrar todas as funcionalidades que o AddTax oferece para sua empresa?  O AddTax automatiza NF-e, CT-e, NFS-e, MD-e e MDF-e. E você ainda pode implementar o AddDOC-e, que é o módulo de documentos não fiscais, e automatizar também a entrada de faturas, boletos, contas de concessionárias e recibos, entre outros.