- Segunda á Sexta das 8:00 - 17:00 - comercial@addvisor.com.br - (11) 2699-1300

consultoria-sap-efd-reinf-sped-75315173.

Reinf: desafios para quem fatura mais de R$ 78 milhões

///
Categories

A obrigação acessória denominada EDF – Reinf tem proporcionado um grande desafio a empresas e organizações – e a má notícia é que há, de fato, bons motivos para apreensão. Do prazo para seu cumprimento às multas que serão aplicadas caso existam inconsistências no envio das informações, transpor percalços nessa seara significa evitar consequências funestas. Para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões em 2016, entretanto, as dificuldades são ainda maiores porque o prazo para entrega das informações é janeiro de 2018 – e já há empresários perdendo o sono e arrancando os cabelos por isso.

A EFD – Reinf demandará investimentos e ações para que as empresas se alinhem à nova realidade. O nível de detalhamento das informações que deverão ser adequadamente enviadas requererá atenção máxima, uma vez que podem ser geradas a partir de vários eventos – e, nesse sentido, o tempo é fundamental. Paralelamente, no fim das contas será necessário revisitar e realinhar processos e rotinas que são realizadas de forma sistêmica e que estão inculcadas no dia a dia de colaboradores. É muito importante, portanto, promover uma mudança cultural na empresa – algo que quase nunca é simples.

EFD REINF: Grandes empresas, enormes desafios

Quanto maior for a organização, maiores serão os desafios. Em grandes companhias o manancial de informações brota a partir de uma miríade de setores, áreas e departamentos; por isso, desenvolver, estimular e buscar o aprimoramento contínuo de boas práticas é condição sine qua non; quanto antes tais medidas forem implantadas, melhor. Outra linha de ação imprescindível são os programas de treinamento, mas não apenas aos colaboradores da área contábil. Afinal, todos os funcionários estão envolvidos, de uma forma ou de outra, com as informações necessárias para o êxito do cumprimento da nova obrigação.

O detalhamento de informações necessárias à EFD – Reinf, assim como o prazo para que seja cumprida à risca traz à baila, portanto, a necessidade de uma ferramenta poderosa para enviar as informações necessárias em meio a um processo de automação de entrada e saída de documentos eletrônicos. Por esta razão, AddTax Platform, solução cujos pontos fortes são governança, simples operação e gestão, proporciona todo o suporte necessário, de acordo com a dimensão e as características de cada empresa, para cumprir a nova obrigação de maneira correta e sem sobressaltos.

Vamos conversar sobre como AddTax Platform pode ajudar sua empresa a cumprir a EFD – Reinf com êxito?

 

Leave a Reply