Blog

Os riscos e benefícios do planejamento tributário
Ambiente Tributário, Automação, Gestão Fiscal

Os riscos e benefícios do planejamento tributário

O planejamento tributário – ou elisão fiscal – consiste na prática que possibilita a uma organização optar, de maneira legal, pelo regime mais vantajoso para pagamento de seus impostos. Antes de prosseguir, porém, é sempre oportuno recordar que, no país, uma parcela considerável do faturamento das companhias é dedicada ao cumprimento das obrigações fiscais – e que, segundo pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 70% das empresas brasileiras fecham as portas com menos de dez anos de atividade.

Uma dura realidade

A pesada carga de impostos, portanto, impacta diretamente no preço final de produtos e serviços – e outro ponto a ser considerado é que, quando tal aspecto está associado a uma gestão fiscal ineficiente, o resultado certamente comprometerá, irreversivelmente, a continuidade da empresa. Não obstante, a possibilidade de optar por um novo regime tributário, já que a legislação brasileira oferece tal alternativa, representa uma estratégia factível para reduzir a quantidade (e os valores) dos tributos que incidem sobre o negócio. 

Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional?

Contudo, é essencial manter em perspectiva a importância da realização de análises financeiras e operacionais minuciosas para, dessa maneira, possibilitar a tomada de decisão quanto ao regime tributário (Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional) mais vantajoso. E também levar em consideração aspectos como o perfil e as características da empresa – assim como a situação econômica do país e o próprio mercado de atuação, por exemplo. Vale ressaltar que o êxito de um planejamento tributário, além de reduzir a carga fiscal, também pode garantir o fluxo de caixa e facilitar o planejamento da tesouraria para o próximo exercício. 

O papel da tecnologia

Assim, dada a relevância das projeções e análises necessárias à realização de estudos para identificar o regime tributário adequado, contar com uma solução tecnológica que disponibilize todos os dados de maneira confiável, transparente e precisa é condição sine qua non. No entanto, também é de extrema importância ter em mente que esse processo envolve outro nível essencial – ou seja, a escrituração, contabilização e armazenamento de documentos fiscais, além da transcrição dessas informações no sistema.

A importância da automação de documentos fiscais

Por essa razão, a AddVisor desenvolveu o AddTax, plataforma estruturada como add-on SAP já homologado, que proporciona vantagens como otimização do tempo e redução de falhas humanas decorrentes de rotinas manuais repetitivas. A ferramenta, assim, captura as informações das notas fiscais diretamente dos órgãos emissores e efetua seu registro automaticamente no momento em que são recebidas, com governança e forte compliance.  

O AddTAX também automatiza entradas ao realizar todas as validações necessárias imediatamente, a partir do momento em que o documento encontra-se no sistema, para que seja possível detectar qualquer inconsistência. É possível automatizar ainda, NF-eCT-eNFS-eMD-e e MDF-e – além de implementar o AddDoc-e, módulo para documentos não fiscais que permite a automatização da entrada de faturas, boletos, contas de concessionárias e recibos – entre outros.

Que tal tomar um café conosco para que você conheça todas as vantagens que o AddTax pode oferecer para sua empresa?