A gestão fiscal no pós-pandemia tornou-se um dos maiores desafios para empresas brasileiras. Mesmo com sinais de recuperação, a instabilidade continua, exigindo ações estratégicas para manter a saúde financeira. Por isso, especialistas apontam que o sucesso dessa retomada dependerá, em grande parte, da eficácia da reforma tributária.
Um novo cenário à frente
Embora a aprovação da reforma ainda seja incerta, as empresas devem se antecipar. Reformular processos de supply chain ajuda a identificar custos excessivos e eliminar registros fiscais desnecessários. Também é essencial pagar todos os tributos em dia, evitando débitos que podem gerar grandes transtornos futuros.
Outro ponto importante é solicitar restituições de impostos quando cabível. No entanto, é preciso considerar que esse tipo de ação pode gerar fiscalizações. Caso existam atrasos ou pedidos de prorrogação, a empresa pode ser auditada. Por isso, manter o histórico fiscal em ordem é fundamental para uma boa gestão fiscal no pós-pandemia.
Tecnologia e automação fiscal no pós-pandemia
A tecnologia tem papel decisivo nesse novo contexto. Ela reduz erros, evita sanções e melhora o controle sobre os processos fiscais. A automação, nesse sentido, oferece vantagens como otimização do tempo, integração entre setores, redução de falhas e economia de recursos.
É exatamente isso que o AddTax oferece. Desenvolvido pela AddVisor Group, o sistema automatiza tarefas fiscais e garante agilidade, eficiência e compliance. Integrado ao SAP, ele captura dados diretamente dos órgãos emissores e realiza o registro no momento da recepção.
Outra grande vantagem que o AddTax oferece é a automatização de entradas. No momento em que o documento se encontra no sistema, todas as validações necessárias são realizadas imediatamente – e a empresa, assim, pode antecipar eventuais problemas no recebimento de mercadorias. A solução automatiza, ainda, NF-e, CT-e, NFS-e, MD-e e MDF-e – além de possibilitar a implementação do AddDoc-e, módulo de automação para documentos não fiscais como faturas, boletos, contas de concessionárias e recibos – entre outros.
Vamos tomar um café para conversar sobre todas as maneiras pelas quais podemos ajudar a gestão fiscal em sua empresa no pós-pandemia?