Blog

Desafios da gestão fiscal no pós-pandemia
Automação, Gestão Fiscal

Desafios da gestão fiscal no pós-pandemia

Não há novidade no fato de que as empresas no Brasil travam uma luta ferrenha para sobreviver aos estragos causados pela pandemia de covid-19. E o fato é que, mesmo com alguns lampejos de esperança aqui e ali, a incerteza aumenta em meio a uma sucessão de solavancos. Mais do que nunca, portanto, é essencial encontrar maneiras para evitar que a economia naufrague e os investidores batam em retirada. Nesse sentido, especialistas afirmam que o grande desafio do governo será a eficácia da reforma tributária.

Um novo cenário à frente

Todavia, ainda que não se saiba quando a reforma será aprovada, as organizações podem – e devem – se preparar para lidar com a gestão fiscal no pós-pandemia por meio de diversas iniciativas – como, por exemplo, reformular processos de supply chain a fim de identificar custos excessivos e, dessa maneira, excluir registros fiscais que não são necessários. Outra medida importante é pagar todos os impostos e taxas, integralmente e nas datas determinadas, para evitar débitos tributários que certamente trarão consideráveis inconvenientes no futuro.

A restituição de impostos, por sua vez, é outro aspecto recomendável. É necessário, porém, considerar a possibilidade de fiscalização, uma vez que a solicitação de restituições pode levar à análise do histórico tributário – ou seja, se houver pagamentos atrasados ou pedidos de extensões, há uma possibilidade significativa de que a companhia seja auditada pelo fisco. Tais sugestões, vale ressaltar, possuem grande relevância para lidar com a gestão fiscal no período posterior à pandemia; contudo, é imprescindível levar em conta que a tecnologia desempenha um papel crucial para evitar sobressaltos nessa retomada.

Tecnologia e automação fiscal no pós-pandemia

Ainda que o cenário fiscal no pós-pandemia cause grande apreensão, a utilização da tecnologia é essencial para administrar adequadamente os procedimentos fiscais em empresas e organizações e, dessa maneira, evitar autuações, multas e outras sanções. Sob tal contexto, contar com os benefícios oferecidos pela automação fiscal – como otimização de processos, eliminação do retrabalho, integração entre áreas, redução de falhas humanas e, principalmente, de custos – significa obter uma grande vantagem competitiva.

E esse é o objetivo do AddTax, solução desenvolvida pela AddVisor Group que otimiza tarefas em meio às demandas tributárias e, assim, proporciona eficiência, agilidade, governança e forte compliance. A ferramenta, que foi estruturada como add-on SAP, captura os dados das notas fiscais diretamente dos órgãos governamentais emissores e, automaticamente, efetua o registro no momento em que são recebidas. Em outras palavras, é possível reduzir drasticamente a possibilidade de erros e inconsistências durante o processo de recebimento.

Outra grande vantagem que o AddTax oferece é a automatização de entradas. No momento em que o documento se encontra no sistema, todas as validações necessárias são realizadas imediatamente – e a empresa, assim, pode antecipar eventuais problemas no recebimento de mercadorias. A solução automatiza, ainda, NF-eCT-eNFS-eMD-e e MDF-e – além de possibilitar a implementação do AddDoc-e, módulo de automação para documentos não fiscais como faturas, boletos, contas de concessionárias e recibos – entre outros. 

Vamos tomar um café para conversar sobre todas as maneiras pelas quais podemos ajudar a gestão fiscal em sua empresa no pós-pandemia?