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Como reduzir erros na área fiscal
Gestão Fiscal

Como reduzir erros na área fiscal

Todas as áreas em uma empresa possuem características distintas que estão relacionadas à complexidade de seus processos, e o fato é que o departamento fiscal possui peculiaridades que são ainda mais críticas – especialmente diante do sistema tributário brasileiro. Afinal, não são poucos os desafios enfrentados no cotidiano para evitar sobressaltos com autuações, juros, multas e sanções em caso de erros ou inconsistências em meio à gestão de impostos. Além disso, é necessário levar em consideração toda a burocracia envolvida, fator que agrava ainda mais a situação.

Um cenário inconveniente

Muitas organizações sucumbem diante do peso dos impostos simplesmente porque não conhecem exatamente a dimensão de seu impacto sob a perspectiva financeira. Sim, a priori parece um cenário inimaginável, porém não se pode deixar de considerar o emaranhado de obrigações fiscais no país, além do volume de regras tributárias e da velocidade com que são alteradas (cerca de 30 atualizações são editadas a cada dia). Os benefícios fiscais, aliás, consistem em outro fator que reforça a importância de acompanhar atenciosamente todas as mudanças na legislação em âmbito federal, estadual e municipal.

Vantagens da tecnologia na área fiscal

Vale ressaltar que, para dar conta de todas as obrigações tributárias, as empresas gastam aproximadamente 2.500 horas todos os anos – e, caso as informações apresentadas ao fisco estejam incorretas, seja lá por quais razões, os prejuízos podem ser irreversíveis. E esse é um dos motivos pelos quais a utilização de ferramentas tecnológicas é condição essencial para que seja possível alcançar um nível elevado de precisão em meio à gestão fiscal para, assim, reduzir erros e evitar problemas que podem levar a organização a nocaute.

A tecnologia também proporciona grande redução de custos, além de eliminar o retrabalho, otimizar o tempo e diminuir interferência humana nos processos fiscais. Já do ponto de vista estratégico, não se pode deixar de mencionar a relevância do alinhamento da gestão tributária aos objetivos da organização por meio da disponibilização de informações confiáveis e precisas, em tempo real, entre todos os departamentos – aspecto fundamental para a elaboração de estratégias que permitam às empresas manter a competitividade nos mercados em que atuam.

AddTax otimiza a gestão fiscal

Assim, com o objetivo de proporcionar eficiência, agilidade e compliance à gestão tributária de empresas e organizações, a AddVisor Group desenvolveu o AddTax, solução estruturada como add-on SAP que, por meio da captura de dados das notas fiscais realizada diretamente dos órgãos emissores, bem como seu registro de maneira automática no momento que são recebidas, reduz a possibilidade de erros e inconsistências em meio ao processo de recebimento.

O AddTax também automatiza entradas, ou seja, a partir do momento em que o documento se encontra no sistema, todas as validações necessárias são realizadas imediatamente, permitindo que a empresa antecipe problemas no recebimento de mercadorias se houver alguma inconsistência no documento. A ferramenta automatiza, ainda, NF-e, CT-e, NFS-e, MD-e e MDF-e, além de permitir a implementação do AddDoc-e, módulo para documentos não fiscais que permite a automatização da entrada de faturas, boletos, contas de concessionárias e recibos, entre outros.

Vamos tomar um café e conversar sobre todas as vantagens e benefícios que podemos oferecer para seu negócio?