Blog

Como obter agilidade e segurança na gestão fiscal
Automação, Gestão Fiscal, NF-e

Como obter agilidade e segurança na gestão fiscal

Diante do complexo e burocrático sistema tributário brasileiro, é essencial que as empresas mantenham em perspectiva a importância de uma gestão fiscal azeitada e, principalmente, que esteja em consonância com as normas e regulamentos vigentes (que, aliás, que mudam constantemente) para evitar problemas com o fisco. A verdade, porém, é que tal objetivo representa um enorme desafio para as organizações, especialmente se considerarmos o cenário em que o país se encontra.

Uma dura realidade

Atualmente, a carga tributária brasileira ultrapassa o porcentual de 32% do PIB, de acordo com a Receita Federal. Mais: entre impostos federais, estaduais e municipais, além de taxas e contribuições, há 92 tributos vigentes no país, segundo o Portal Tributário. E um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) aponta que as empresas e organizações gastam cerca de R$ 162 bilhões todos os anos para acompanhar as mudanças e atualizações na legislação fiscal – em outras palavras, cerca de 1,5% de seu faturamento.

Vale ressaltar também que, caso os prazos estabelecidos para as obrigações fiscais não sejam observados (ou se houver algum erro de preenchimento ou cálculo), a empresa certamente enfrentará autuações, penalidades e pesadas multas. Há de se levar em conta, ainda, a crescente incerteza quanto à reforma tributária, além do momento que o mundo atravessa, em plena crise desencadeada pela covid-19 – aspectos que contribuem sobremaneira para tornar a situação ainda mais caótica e perturbadora.

A importância da automação em processos fiscais

A tecnologia, contudo, possui um papel essencial para que as empresas possam gerenciar a área fiscal de maneira ágil e segura. Automatizar processos fiscais significa obter assertividade, precisão e maior controle sobre o fluxo de informações, além de reduzir custos, otimizar o tempo necessário para a execução das tarefas no dia a dia, mitigar riscos, permitir o acompanhamento das constantes alterações na legislação tributária e mensurar seu impacto na companhia.

Em outras palavras, é possível aumentar a produtividade da equipe e reduzir drasticamente a incidência de erros, falhas humanas e retrabalho em meio aos processos, bem como evitar inconformidades perante os órgãos do governo. Há, ainda, outra grande vantagem: ao automatizar rotinas repetitivas e monótonas, os profissionais do departamento fiscal têm seu papel redefinido – e, dessa maneira, podem se dedicar a atividades mais consultivas e estratégicas.

Otimize a gestão fiscal em sua empresa com AddTax

Para proporcionar uma gestão fiscal inteligente a empresas e organizações, com muita agilidade, segurança, transparência e forte compliance, a AddVisor Group desenvolveu o AddTax. Estruturada como add-on SAP, a ferramenta reduz erros e inconsistências nos processos fiscais ao capturar as informações das notas fiscais diretamente dos órgãos emissores e efetuar, automaticamente, seu registro no momento em que são recebidas.

A automatização de entradas é outro grande benefício que o AddTax oferece. No momento em que o documento entra no sistema, todas as validações necessárias são realizadas imediatamente e, assim, é possível identificar e resolver problemas no recebimento de mercadorias. A solução também automatiza NF-eCT-eNFS-eMD-e e MDF-e, além de permitir a implementação do AddDoc-e, módulo para documentos não fiscais como faturas, boletos, contas de concessionárias e recibos – entre outros.

Que tal um café para conversar sobre todas as maneiras pelas quais podemos proporcionar agilidade e segurança aos processos fiscais em sua empresa?