Blog

A importância da gestão fiscal para o planejamento e controle orçamentário
Ambiente Tributário, Gestão Fiscal

A importância da gestão fiscal para o planejamento e controle orçamentário

Diante da iminência da retomada pós-pandemia, a importância do planejamento orçamentário assume proporções ainda maiores para que empresas possam delinear seus objetivos e estimar os recursos necessários para atingi-los. Evidentemente, tal projeção deve considerar uma miríade de fatores como perspectivas de vendas e faturamento, deduções, custos de produção, gastos com pessoal, despesas operacionais e investimentos, além da análise de relatórios contábeis – entre outros.

Cenário econômico e objetivos realistas

Nesse sentido, faz-se necessária a compreensão do cenário econômico para que seja possível antecipar as tendências de mercado no próximo período — e, dessa maneira, reforçar as áreas estratégicas da organização. Também é muito importante avaliar se os objetivos estabelecidos são compatíveis com a realidade do mercado em que a empresa atua – e, sob tal contexto, deve-se manter em perspectiva que cada modelo de negócio possui características, demandas e necessidades específicas. Ou seja, não existe um padrão ou fórmula preestabelecida. 

Controle orçamentário

Já o controle orçamentário, por sua vez, pode ser definido como o conjunto de etapas e ações necessárias para que os objetivos e resultados esperados sejam atingidos – além de possibilitar a correção de eventuais falhas ou lacunas durante a execução do planejamento, a fim de que a empresa possa ajustar sua rota e manter e competitividade. Também garante que as áreas atuem de maneira integrada e sinérgica, de acordo com a visão e políticas da companhia, por meio do monitoramento constante de seus recursos financeiros.

Gestão fiscal sob a perspectiva orçamentária

Todavia, deve-se considerar que uma gestão orçamentária eficaz necessita de informações confiáveis da companhia – e a área tributária desempenha um papel fundamental nesse sentido, dado o impacto que as obrigações fiscais e o pagamento de tributos, assim como a opção pelo regime fiscal mais adequado (Lucro Real, Presumido ou Simples Nacional) e o planejamento da utilização de benefícios e créditos possuem sobre as finanças da empresa.

Uma gestão fiscal eficaz disponibiliza estimativas confiáveis sobre o valor que será utilizado para o pagamento de impostos e possibilita a elaboração de orçamentos mais precisos. Porém, é imprescindível considerar que falhas ou erros em meio aos processos tributários certamente resultarão em autuações, pesadas multas e sanções que, além de comprometerem os objetivos estratégicos da organização, podem colocar em jogo sua própria sobrevivência.

A lição aqui é clara: tanto o planejamento quanto o controle orçamentário devem estar perfeitamente integrados e alinhados à gestão tributária. Documentos como notas fiscais, por exemplo, disponibilizam informações de grande relevância e, dessa maneira, possibilitam a elaboração de fluxos de receitas e despesas detalhados, aspecto basilar para que seja possível estabelecer – e alcançar – resultados factíveis, de acordo com a estratégia do negócio.

A importância da automação na gestão tributária

Considerando a importância da eficácia da gestão fiscal sob a perspectiva orçamentária, contar com a tecnologia é essencial para garantir informações confiáveis, precisas e em tempo real. Não obstante, é necessário, ainda, levar em conta outra camada essencial: a escrituração, contabilização e armazenamento de documentos fiscais – assim como a transcrição desses dados no sistema por meio de uma ferramenta que automatize tais processos com eficiência, agilidade, transparência, governança e forte compliance.

AddTax – Automação de Documentos Fiscais

Esse é o objetivo do AddTax. Estruturada como add-on SAP, a solução captura as informações das notas fiscais diretamente dos órgãos emissores e efetua seu registro de maneira automática assim que são recebidas, eliminando tarefas manuais e reduzindo a ocorrência de erros e inconsistências. A ferramenta também automatiza entradas: no momento em que o documento entra no sistema, todas as validações são realizadas imediatamente. É possível, assim, antecipar eventuais problemas no recebimento de mercadorias.

O AddTax também automatiza NF-eCT-eNFS-eMD-e e MDF-e, além de permitir a implementação do AddDoc-e, módulo para documentos não fiscais que permite a automatização da entrada de faturas, boletos, contas de concessionárias e recibos – entre outros. Agora que você conhece as vantagens que a automação pode proporcionar para a gestão tributária em empresas e organizações, que tal um café para conhecer todas as soluções que a AddVisor Group pode oferecer ao seu negócio?